Fachada do prédio do CE

Sobre

A missão do Centro de Educação reflete aquela da Universidade Federal de Pernambuco, porque assume como tarefa social reinventar-se e contribuir, contínua e sistematicamente, para reinventar e inventar a cultura na qual está inserida e os correspondentes e necessários conhecimentos científicos e populares, através da pesquisa, do ensino, da extensão e da avaliação de programas sócio-educacionais; estes garantirão, em última instância, a autonomia de decisão da sociedade e sua emancipação, ao mesmo tempo em que se ocuparão do aperfeiçoamento Institucional.

Notícias Notícias

Voltar

Escolinha de Arte do Recife oferece três oficinas para crianças na Fenearte

Espaço presta homenagens a três mestres cirandeiros de Pernambuco: Lia de Itamaracá, Baracho e dona Duda

Foto: Divulgação

Crianças terão a oportunidade de participar das três oficinas

A Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), que acontece até o dia 14 deste mês, no Pavilhão do Centro de Convenções de Pernambuco, conta com um espaço educativo da Escolinha de Arte do Recife. O espaço é coordenado pela professora Maisa Silva, diretora da Escolinha de Arte do Recife; pelo professor Everson Melquiades, do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino (DMTE) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); e por Auvaneide Carvalho, estudante do curso de Licenciatura em Artes Visuais da UFPE. O público-alvo são crianças a partir de três anos de idade. O espaço presta homenagens a três mestres cirandeiros de Pernambuco: Lia de Itamaracá, Baracho e dona Duda.

Desta forma, o espaço foi organizado didaticamente em três oficinas denominadas de “Cirandas e Brinquedos Cantados”, “Cirandas das Artes” e “História de Cirandeiros e Cirandeiras”, no qual as crianças participantes poderão vivenciar processos de compreensão do conhecimento artístico a partir da leitura, contextualização e produção artística, conforme é proposto pelas tendências atuais da arte-educação. No tempo que as crianças permanecerão neste ambiente da Fenearte, elas terão a oportunidade de participar das três oficinas. O espaço estará funcionando na Rua 7 do pavilhão do Centro de Convenções de Pernambuco.

A prática educativa deste espaço está sendo desenvolvida pelos arte/educadores da Escolinha de Arte do Recife e por estudantes dos cursos de licenciatura de Pedagogia, Artes Visuais e Dança da UFPE, possibilitando estabelecer na prática pedagógica desse espaço uma rede complexa de diálogos: diálogo interdisciplinar da arte com diferentes áreas de conhecimento; diálogo interterritorial das diferentes linguagens artísticas; diálogo intercultural entre artistas de expressão local, regional, nacional e internacional, de diferentes gêneros, etnias e estilos. Para desenvolver com qualidade social as suas atividades nesse espaço educativo, esses profissionais participaram de uma formação.

Mais informações
Professor Everson Melquiades

eversonmelquiadesas@gmail.com

Data da última modificação: 09/07/2019, 12:58

Eventos Eventos

Concursos Docentes 2018 Concursos Docentes 2018

Contatos Contatos

Coord. Pedagogia
81 2126.8801
Coord. Licenciaturas
(81) 2126.8802
Coord. Setorial de Extensão
(81) 2126.8803
Coord. Administrativa
(81) 2126.8321
Coord. Infraestrutura
(81) 38795998

Equipe Equipe

Diretor
Profº. Alfredo de Macêdo Gomes
81 2126.8810
Vice-Diretora
Profª. Ana Lúcia Félix
81 2126.8810
Assessoria de Comunicação
81 2126.8321
Secretaria
Everton de Castro Gomes

Endereço: Avenida Acadêmico Hélio Ramos, S/N 50.670-901 | Cidade Universitária - Recife – Pernambuco

(81)21268810