Fachada do prédio do CE

Sobre

A missão do Centro de Educação reflete aquela da Universidade Federal de Pernambuco, porque assume como tarefa social reinventar-se e contribuir, contínua e sistematicamente, para reinventar e inventar a cultura na qual está inserida e os correspondentes e necessários conhecimentos científicos e populares, através da pesquisa, do ensino, da extensão e da avaliação de programas sócio-educacionais; estes garantirão, em última instância, a autonomia de decisão da sociedade e sua emancipação, ao mesmo tempo em que se ocuparão do aperfeiçoamento Institucional.

Notícias Notícias

Voltar

Escolinha de Arte do Recife oferece três oficinas para crianças na Fenearte

Espaço presta homenagens a três mestres cirandeiros de Pernambuco: Lia de Itamaracá, Baracho e dona Duda

Foto: Divulgação

Crianças terão a oportunidade de participar das três oficinas

A Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), que acontece até o dia 14 deste mês, no Pavilhão do Centro de Convenções de Pernambuco, conta com um espaço educativo da Escolinha de Arte do Recife. O espaço é coordenado pela professora Maisa Silva, diretora da Escolinha de Arte do Recife; pelo professor Everson Melquiades, do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino (DMTE) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); e por Auvaneide Carvalho, estudante do curso de Licenciatura em Artes Visuais da UFPE. O público-alvo são crianças a partir de três anos de idade. O espaço presta homenagens a três mestres cirandeiros de Pernambuco: Lia de Itamaracá, Baracho e dona Duda.

Desta forma, o espaço foi organizado didaticamente em três oficinas denominadas de “Cirandas e Brinquedos Cantados”, “Cirandas das Artes” e “História de Cirandeiros e Cirandeiras”, no qual as crianças participantes poderão vivenciar processos de compreensão do conhecimento artístico a partir da leitura, contextualização e produção artística, conforme é proposto pelas tendências atuais da arte-educação. No tempo que as crianças permanecerão neste ambiente da Fenearte, elas terão a oportunidade de participar das três oficinas. O espaço estará funcionando na Rua 7 do pavilhão do Centro de Convenções de Pernambuco.

A prática educativa deste espaço está sendo desenvolvida pelos arte/educadores da Escolinha de Arte do Recife e por estudantes dos cursos de licenciatura de Pedagogia, Artes Visuais e Dança da UFPE, possibilitando estabelecer na prática pedagógica desse espaço uma rede complexa de diálogos: diálogo interdisciplinar da arte com diferentes áreas de conhecimento; diálogo interterritorial das diferentes linguagens artísticas; diálogo intercultural entre artistas de expressão local, regional, nacional e internacional, de diferentes gêneros, etnias e estilos. Para desenvolver com qualidade social as suas atividades nesse espaço educativo, esses profissionais participaram de uma formação.

Mais informações
Professor Everson Melquiades

eversonmelquiadesas@gmail.com

Data da última modificação: 09/07/2019, 12:58

Eventos Eventos

Concursos Docentes 2018 Concursos Docentes 2018

Contatos Contatos

Coord. Pedagogia
Coordenadora: Rejane Dias / Vice: Arnaldo Szlachta
(81) 2126.8801
Coord. Licenciaturas
Coordenadora: Liliane Texeira / Vice: Janayna Cavalcante
(81) 2126.8802
Coord. Setorial de Extensão
Coordenadora: Auxiliadora Martins / Vice: Mitz Helena
(81) 2126.8803
Coord. Administrativa
Raab Albuquerque
(81) 2126.8321
Coord. Infraestrutura
Ewerton de Castro
(81) 3879.5998
Gerencia de Finanças e Compras
Izabel Teófilo
(81)2126.8810

Equipe Equipe

Diretora
Profª. Ana Lúcia Félix
(81) 2126.8810
Vice-Diretora
Profª. Darci Lira
(81) 2126.8810
Assessoria de Comunicação
(81) 2126.8321
Secretaria da Direção

Endereço: Avenida Acadêmico Hélio Ramos, S/N 50.670-901 | Cidade Universitária - Recife – Pernambuco

(81) 2126.8810