Ação busca articular desenvolvimento econômico, social e ambiental no município da Região Metropolitana do Recife

O projeto de extensão “Capacitação de Gestores para a Criação de Valor Compartilhado (CVC) como Vantagem Competitiva em Meios de Hospedagem na Cidade de Igarassu”, do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), realiza atividades, em Igarassu, na Região Metropolitana do Recife, para estimular a produtividade, competitividade e o compromisso ambiental dos meios de hospedagem da região.
A ideia da iniciativa é capacitar profissionais, que atuam no ramo de hotelaria e turismo do município, a desenvolverem o empreendedorismo de modo condizente com a criação de valor compartilhado. “O modelo de gestão promovido pela Criação de Valor Compartilhado, mencionado por Michael Porter, surge para conectar os conceitos de produtividade e competição ao compromisso ambiental e às necessidades sociais”, explicam dados do projeto na UFPE.
Coordenada pelas professoras do Departamento de Hotelaria e Turismo (DHT) da UFPE, Priscila Melo e Maria Helena Belchior, a ação revela que é preciso não só realizar “práticas de gestão e políticas empresariais que visam aumentar a competitividade da empresa”, mas, também, aprimorar “as condições sociais e econômicas nas comunidades em que operam” – no caso específico, do ramo de hotelaria e turismo, de Igarassu.
“Assim, o conceito central que direciona a CVC considera que a competitividade de uma companhia e a saúde das comunidades em torno dela são mutuamente dependentes. O projeto visa promover a integração, facilitando a troca de conhecimentos entre estudantes, docentes, gestores e colaboradores dos meios de hospedagem, com o objetivo de fornecer informações valiosas à comunidade empreendedora de Igarassu para a criação de valor compartilhado”, destacam os organizadores na divulgação do projeto.
O grupo de pesquisadores e profissionais espera concretizar saberes e práticas com a iniciativa. “Conectar os conceitos de produtividade e competição ao compromisso ambiental e às necessidades sociais que devem apresentar para ter uma vantagem competitiva e ingressar no novo modelo de economia, utilizando práticas de gestão e políticas empresariais que visam aumentar a competitividade da empresa”, reforçam os argumentos do projeto de extensão da UFPE.
Destinado a empreendimentos hoteleiros do município de Igarassu, o projeto teve início em maio deste ano e está previsto para ser concluído em dezembro. Dentre as atividades da ação, constam o planejamento organizacional e os diálogos com docentes e pesquisas, além de palestras e workshops com profissionais do ramo hoteleiro da localidade.
Mais informações
cvc.extensao@gmail.com