
O Grupo de Estudos Nexus: Sociedade e Natureza, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), realiza, nesta terça (26) e quarta (27), o Seminário Região Metropolitana do Recife 50+. A iniciativa será, das 9h às 18h, na sala Aloísio Magalhães, da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), localizada no bairro do Derby, área central do Recife. Para participar do evento, basta realizar inscrição gratuitamente por esta página da internet.
Na ocasião, serão discutidos assuntos como “A importância da Região Metropolitana do Recife: instituições e perspectivas”, “Planejamento Regional e Desafios da Governança Metropolitana: principais planos, projetos e intervenções nos últimos 50 anos” e “Desafios Contemporâneos Metropolitanos: meio ambiente e saneamento”.
Além desses conteúdos, outros temas integram a programação da iniciativa, a exemplo de “Desafios Socioespaciais: habitação, emprego e mobilidade”, “Expansão Urbana Metropolitana: urgências, riscos e vulnerabilidade socioambiental” e “Desvendando Territórios Metropolitanos: lutas e ativismos”.
A ação conta com a presença de pessoas ligadas ao setor público, profissionais da área de meio ambiente e sociedade, pesquisadores e comunidades. O objetivo do evento científico é dialogar sobre a atual situação existente nas perspectivas regionais do Nordeste e os projetos de melhorias desenvolvidos para a Região Metropolitana do Recife (RMR).
De acordo com a organização do seminário, será uma oportunidade para articular e ampliar “o debate e fortalecer a compreensão da relevância de se planejar o futuro da RMR, considerando seus desafios e oportunidades”. O grupo de estudos da UFPE acredita que “a participação de diversos setores da sociedade será fundamental para promover uma visão ampla e integrada” a respeito dos rumos da Região Metropolitana do Recife.
Mais informações
No Instagram