Nesta quinta-feira (5), às 14h, haverá a exibição do documentário “Professoras”, lançado em 2024, dentro da programação do II Ciclo de Debates Nudoc da UFPE. A obra trata das transformações da educação pública a partir do relato de quatro professoras do ensino básico do Paraná. O filme aborda os impactos da implementação, sobretudo após a pandemia, de plataformas de gestão e de ensino a distância que limitam a autonomia docente e o processo de ensino-aprendizagem. O filme foi lançado em meio a fortes lutas, no estado, contra a privatização da Educação Básica.
Para debater os temas levantados pelo filme, em interação com o público, participarão a professora Katharine Ninive Pinto Silva, do Núcleo de Formação Docente (UFPE) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu). A exibição acontecerá na sala de vídeo da biblioteca do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA). A mediação será feita pela professora Soraia de Carvalho, coordenadora do Núcleo de Documentação sobre os Movimentos Sociais Dênis Bernardes (Nudoc) da UFPE. Os interessados podem fazer inscrição on-line para participar do evento.
O filme “Professoras” tem roteiro e direção de Eduardo Baggio e Juslaine Abreu-Nogueira, ambos docentes em cursos de graduação e mestrado na área de Cinema na Universidade Estadual do Paraná (Unespar), integrantes do Laboratório de Investigações em Cinema e Audiovisual (Lica). O trailer do filme está disponível aqui.
Os certificados de 20 horas do Ciclo de Debates Nudoc serão emitidos a quem participar de quatro dos cinco encontros.