Artigo de professor da UFPE relaciona voto obrigatório e consumo de notícias

Rafael Coutinho Costa Lima publicou o artigo em parceria com o doutorando em Economia pela Universidade de São Paulo (USP) Raphael Guinâncio Bruce

Foto: Nelson Jr./Ascom/TSE

Voto obrigatório tem consequências além do aumento de comparecimento eleitoral

O professor Rafael Coutinho Costa Lima, do Departamento de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), publicou o artigo “Compulsory voting and TV news consumption” no Journal of Development Economics, em parceria com o doutorando em Economia pela Universidade de São Paulo (USP) Raphael Guinâncio Bruce, que foi seu orientando no mestrado. A pesquisa analisou o impacto da obrigatoriedade do voto no consumo de informação de jovens. “Encontramos resultados de que jovens obrigados a votar reportam assistir mais o Jornal Nacional”, explica o professor.

“A média de demanda por informação de quem está sujeito à lei de voto obrigatório subtraída da média dessa demanda por aqueles de quem não está sujeito nos dão efeito causal da obrigatoriedade sobre a procura por informação. Usando essa estratégia, encontramos que a exposição às multas de abstenção induz um aumento de 13 pontos percentuais na probabilidade de alguém ter o Jornal Nacional entre seus programas mais assistidos. Isso representa um aumento de 70% em relação ao grupo que não era obrigado a votar, um resultado expressivo”, afirma.

“O voto obrigatório tem consequências que vão além do simples aumento de comparecimento eleitoral. Ele pode alterar o comportamento dos eleitores em dimensões mais sutis como, no caso, a procura por informação. Apesar de não ser possível dizer com nossos dados se esse aumento se traduz em um maior conhecimento político, nosso resultado mostra que eleitores, no mínimo, se importam com o voto que são induzidos a dar. Afetar a decisão de comparecimento de um eleitor pode levá-lo a pensar sobre sua decisão e querer fazê-la da maneira que ele acredita ser a melhor possível”, conclui.

CURRÍCULO – Rafael Costa Lima é professor do Departamento de Economia da UFPE e trabalha nas áreas de teoria dos contratos, economia política, e organização industrial. É graduado em Economia pela UFPE e possui mestrado e doutorado em Economia pela Escola Brasileira de Economia e Finanças (EPGE) da Fundação Getúlio Vargas (FGV), com doutorado sanduíche na Toulouse School of Economics. Atualmente, é coeditor da Revista Brasileira de Economia e já foi professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Econometria.

Professor Rafael Coutinho Costa Lima

rflcoutinho@gmail.com

Data da última modificação: 29/07/2019, 12:33

Contatos Contatos