Evento contou com a presença de docentes, políticos, profissionais e trabalhadores que buscam desenvolvimento de medicamentos e produtos a partir da planta de maconha

O anfiteatro professor Francisco Ribeiro, do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), recebeu, nesta terça-feira (18), atividades do I Encontro Regional de Cannabis Medicinal. Na ocasião, o debate girou em torno dos avanços, desafios e perspectivas do uso de cannabis no Brasil.
Dois temas principais constavam na programação da iniciativa: “O Uso de Cannabis Medicinal no tratamento das doenças neurodegenerativas” e “Complexo Econômico Industrial da Cannabis Medicinal: relatos de diferentes players do setor”.
Para dialogar sobre o primeiro tema e o desenvolvimento de políticas públicas que garantam o uso da planta de maconha à população pernambucana, o deputado estadual João Paulo e a vereadora de Recife Cida Pedrosa estiveram presentes no evento.
“Temos a preocupação de garantir o direito de cultivo para produzir, por exemplo, medicamentos e diminuir o sofrimento de quem precisa utilizar produtos à base de cannabis. Precisamos garantir o direito das associações nessa produção e criamos, em 2022, a Lei 18.124 que dispõe sobre o assunto”, destacou João Paulo.
Cida Pedrosa, por sua vez, evidenciou o potencial do estado de Pernambuco no cultivo e produção da planta de maconha.
“O potencial que Pernambuco tem para produzir produtos a partir da planta é indiscutível. O chamado Polígono da Maconha é um exemplo. O que está por trás da proibição é política. Há um mercado internacional que lucra bilhões com isso. É preciso lutar pela legalização e distribuição de medicamentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), mas também para uso recreativo. Estamos entre os países que mais pesquisam a cannabis e vamos continuar na luta para mudar essa realidade proibicionista. Inclusive, desenvolvemos projetos de lei e parcerias na Câmara para isso”, reforçou a vereadora.
A representante do Laboratório Farmacêutico de Pernambuco (Lafepe), Bety Senna, salientou a importância de atuação e parcerias entre o Lafepe e a UFPE para a consolidação e distribuição, pelo SUS, de produtos farmacêuticos e medicamentos à base de cannabis. O professor da área de Ciências Farmacêuticas da UFPE, Pedro Rolim, também argumentou nesse sentido e enfatizou os incentivos, na federal pernambucana, com aprovações de projetos relacionados ao tema da maconha em editais destinados à melhoria da saúde da população de Pernambuco.
Dentre as autoridades presentes no I Encontro Regional de Cannabis Medicinal, constavam, ainda, a professora e organizadora do Grupo de Pesquisa e Extensão Tecnológica em Cannabis Medicinal (Gpetcam), Larissa Rolim; o engenheiro agrônomo Túlio de Luna; a médica e prescritora de Cannabis Medicial pelo SUS, Fernanda Paes Barreto; a farmacêutica clínica Beatriz Alencar; o representante da associação de cannabis AMME Medicinal, Diogo Dias; o advogado especializado na área de Cannabis Medicinal, Robson Freire; e, o famarcêutico Leandro Medeiros.