
O auditório do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), sedia o debate “60 anos do golpe de 1964: a luta por memória, verdade, justiça e reparação”. A iniciativa acontece na próxima sexta-feira (30), das 14h às 18h. As inscrições podem ser realizadas pelo formulário digital e os participantes também poderão conferir, no evento, a exposição “A luta de classes sob a ditadura de 1964-1985”.
Os lugares das falas do debate serão ocupados por Edival Nunes Cajá, preso político quando era estudante de Ciências Sociais da UFPE, coordenador do Comitê Verdade, Memória e Justiça de Pernambuco, e membro do Centro Cultural Manoel Lisboa. Além dele, o evento traz a presença da historiadora, professora aposentada pela UFPE e fundadora do Núcleo de Documentação Sobre os Movimentos Sociais Dênis Bernardes da UFPE, Socorro de Abreu e Lima.
De acordo com a organização do evento, “o encontro será uma oportunidade de partilha das vivências, análises e pesquisas sobre o período, com a reflexão sobre o significado social do golpe de 1964”. Além disso, os organizadores relatam que será um momento para reflexões sobre como se deu, à época, “o funcionamento da repressão na Universidade” e revelar argumentos a respeito da “justiça de transição”.
Mais informações
Instagram