Voltar

UFPE lamenta falecimento da professora Maria Eugênia Faria Almeida Motta 

A professora também trabalhou como supervisora da Residência Médica em Gastroenterologia Pediátrica do Hospital das Clínicas da UFPE 

A UFPE e, em especial, o Departamento Materno Infantil (DMI) do Centro de Ciências da Saúde (CCS), lamentam o falecimento da professora Maria Eugênia Faria Almeida Motta, 49 anos, que atuou no departamento e no Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente (PPGSCA), tendo sido vice-coordenadora do programa. Ela faleceu em João Pessoa (PB), onde foi velado o corpo. O enterro ocorreu no sábado no município de Boa Vista (PB).   

Maria Eugênia era graduada em Medicina pela Universidade Federal da Paraíba (1991), com mestrado em Saúde da Criança e do Adolescente pela UFPE (1998) e doutorado em Pediatria e Ciências Aplicadas à Pediatria pela Unifesp/Escola Paulista de Medicina (2003). Em 1998, se tornou especialista em Gastroenterologia Pediátrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pela Unifesp/Escola Paulista de Medicina (2000).  

Trabalhou como supervisora da Residência Médica em Gastroenterologia Pediátrica do Hospital das Clínicas da UFPE e foi membro do corpo docente da Pós-Graduação em Saúde da Comunicação Humana da Universidade, orientando alunos do mestrado. Foi consultora ad-hoc do BMC Gastroenterology, do Jornal de Pediatria e da Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil. Ela ingressou na UFPE como docente em 2006 e se aposentou em 2015, por motivo de doença. 

Na medicina, atuou na área de Gastroenterologia e Nutrição Pediátrica nas linhas de pesquisa em alergia alimentar; alterações de motilidade e sensibilidade nas gastrintestinais funcionais, especialmente constipação crônica e dor abdominal; doença celíaca; sobrepeso e obesidade. 

A perda foi lamentada, pela presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), Luciana Silva, no site da entidade. “A pediatria brasileira está de luto com a perda da nossa colega que tanto contribuiu na melhoria da saúde das crianças pernambucanas. Estamos todos tristes e solidários com a família dessa grande profissional”, destacou ela. Maria Eugênia foi presidente na Sociedade Pernambucana de Pediatria (Sopepe) na gestão 2013-2015. “A sua determinação, transparência das atitudes e convicção do trabalho em favor das nossas crianças serão sempre lembradas” comentou Eduardo Jorge da Fonseca Lima, atual presidente da Sopepe. 

 

Data da última modificação: 07/08/2017, 14:35