Voltar

Trabalhos feitos por professores e estudantes da UFPE se destacam no Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia

Evento foi realizado em João Pessoa (PB), de 19 a 22 deste mês

Uma criação elaborada por integrantes da Liga da Voz de Pernambuco foi premiada no 30º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, conquistando o 2º lugar na categoria Campanha Amigos da Voz. O evento foi realizado pela Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, que aconteceu em João Pessoa (PB), de 19 a 22 deste mês. A Liga da Voz de Pernambuco é formada por diversos profissionais do estado, entre eles as professoras da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Ana Nery Barbosa de Oliveira e Jonia Alves Lucena e a fonoaudióloga do Hospital das Clínicas (HC-UFPE) Daniela Vasconcelos.

Outros trabalhos feitos por professores e estudantes da UFPE também se destacaram no congresso, recebendo menções honrosas em diversas categorias (a lista completa está ao final do texto). “Consideramos que esses prêmios refletem a excelência da formação que estamos oferecendo aos nossos estudantes, bem como o potencial do nosso Programa de Pós-Graduação em Saúde da Comunicação Humana (PPGSCH)”, afirmou a professora Bianca Arruda M. Queiroga, chefe do Departamento de Fonoaudiologia.

Ela completa: “Todos os trabalhos premiados contaram com a participação de professores e estudantes do curso de graduação em Fonoaudiologia, bem como professores e mestrandos do PPGSCH, além de fonoaudiólogas técnicas da Clínica Escola Professor Fábio Lessa e do Hospital das Clínicas da UFPE. É importante destacar a presença maciça de professores e estudantes no evento. A UFPE disponibilizou um ônibus para transporte de ida e volta dos graduandos para João Pessoa.”

Trabalhos da UFPE que receberam menção honrosa no 30º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia

– “Identificação da distribuição térmica da região cervical anterior em indivíduos sem alterações vocais” (Menção honrosa na categoria Voz)
Autores: Aline Natallia Simões de Almeida, Mariana Rocha de Amorim Cabral, Patricia Maria Mendes Balata e Hilton Justino da Silva.

– “Perfil de funcionalidade comunicativa dos idosos residentes na ilha de Fernando de Noronha-PE” (Menção honrosa na categoria Saúde Coletiva)
Autores: Sabrina Pinheiro Bezerra, Amanda Maria Santiago de Mello e Vanessa de Lima Silva.

– “Estudo longitudinal da deglutição e voz em indivíduos críticos acometidos pela covid-19” (Menção honrosa na categoria Disfagia)
Autores: Gerciane Dias Araújo da Costa, Coeli Regina Carneiro Ximenes, Ana Paula de Andrade Silva, Ana Steffany De Oliveira Maciel, Jamilly Henrique Costa da Silva e Adriana de Oliveira Camargo Gomes.

– “Caracterização anatomofuncional relacionada ao frênulo lingual em recém-nascidos” (Menção Honrosa na categoria Motricidade Orofacial)
Autores: Anna Fernanda Ferreira de Alves Melo, Ana Paula Alves Figueiredo Lima, Roberta Lopes de Castro Martinelli, Daniele Andrade da Cunha, Erissandra Gomes e Hilton Justino da Silva.

– “Contribuições do Acotea para a análise de parâmetros de nível de autismo descrito na Childhood Autism Rating Scale” (Menção Honrosa na categoria Linguagem)
Autores: Brigitte Bezerra Lima da Silva, Amanda Gabrielly de Santana Silva, Aléxia Hellen Domiro da Silva Lima, Fernanda Aparecida Ferreira de Freitas, Isabelle Cahino Delgado, Cíntia Alves Salgado Azoni e Ana Cristina de Albuquerque Montenegro.

– “O potencial evocado auditivo de média latência é alterado no transtorno do espectro autista (TEA)? - Uma revisão sistemática com metanálise” (Menção Honrosa na categoria Audição e Equilíbrio)
Autores: Leonardo Gleygson Angelo Venâncio, Giulia Ádni Viana Santos, Flávia Guillaume Barrichello Muniz, Giovanna Tereza Barros Dias, Jéssica Dayane Da Silva, Lais Cristine Delgado da Hora, Lilian Ferreira Muniz e Sílvio da Silva Caldas Neto.

– “Potencial evocado auditivo de longa latência (p300) em indivíduos com e sem síndrome da apneia obstrutiva do sono: revisão sistemática e meta-análise” (Menção Honrosa na categoria Audição e Equilíbrio)
Autores: Giovanna Tereza Barros Dias, Flávia Guillaume Barrichello Muniz, Tarciana Maria Fontenele Farias, Jéssica Dayane da Silva, Lais Cristine Delgado da Hora, Lilian Ferreira Muniz, Sílvio da Silva Caldas Neto e Leonardo Gleyson Angelo Venâncio.

– “Relação entre parâmetros formânticos e cepstrais da voz de sujeitos com e sem doença de Parkinson” (Menção honrosa na categoria Voz)
Autores: Clarissa Evelyn Bandeira Paulino, Julianne Pitanga Teixeira, Adriana de Oliveira Camargo Gomes, Joice Maely Souza da Silva, Daniele Andrade da Cunha, Maria das Graças Wanderley de Sales Coriolano, Leonardo Wanderley Lopes, Hilton Justino da Silva e Zulina Souza de Lira.

Data da última modificação: 25/10/2022, 11:26