Voltar

Projeto de extensão orienta sobre comunicação com crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Equipe do projeto conta com seis profissionais e 12 estudantes

O projeto de extensão “Autismo Comunica”, do Departamento de Fonoaudiologia, promove, no próximo dia 2, a partir das 13h, uma ação de panfletagem e esclarecimento voltada para a conscientização da população sobre os sinais de risco do autismo e orientações de como se comunicar com uma criança no espectro. A iniciativa será realizada em frente ao departamento, no Campus Recife da UFPE.

Em seu terceiro ano, o projeto tem como público-alvo crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seus pais e cuidadores. O objetivo é promover a acessibilidade comunicacional de crianças com TEA por meio do uso de uma ferramenta de comunicação alternativa, estimulando o desenvolvimento da interação social e contribuindo para seu processo de aprendizagem, inclusão social e qualidade de vida. 

“São disponibilizadas 12 vagas por anos, para o projeto, já que o atendimento é todo individualizado e a equipe conta com seis profissionais e 12 estudantes”, explicou a coordenadora do Autismo Comunica, professora Ana Cristina Montenegro. A ação extensionista disponibiliza sessões de intervenção fonoaudiológica individuais semanais, atendimento psiquiátrico mensal, orientação de terapia ocupacional e na área de educação. 

O projeto promove, ainda, interação dialógica com discussões semanais com discentes, docentes e cuidadores, além da confecção de materiais de baixa tecnologia de acessibilidade comunicacional com discentes, docentes e pais e cuidadores, para as crianças com TEA, para utilização em seu ambiente familiar e escolar. Também são realizados encontros semanais com pais e cuidadores para o uso da comunicação alternativa junto às crianças e sobre o uso de aplicativos e materiais de comunicação alternativa. 

A professora Ana Cristina ressaltou, ainda, a importância do projeto para a formação dos estudantes. “No início deste ano, duas ex-alunas do projeto participaram de seleção de emprego, foram elogiadas pela experiência apresentada e contratadas por uma clínica multidisciplinar, que atende crianças com autismo. Isto demonstra como a participação na ação extensionista ajuda na formação dos alunos”, finalizou.

Mais informações
Clínica de Fonoaudiologia da UFPE
(81) 2126.7518

Data da última modificação: 01/04/2019, 18:23