Voltar

Professor Moacyr Rego, da UFPE, vence Prêmio Suely Galdino - Jovem Cientista na Farmácia e áreas afins

O prêmio foi criado pela Associação Brasileira de Ciências Farmacêuticas (ABCF)

O professor e pesquisador do Departamento de Bioquímica da UFPE Moacyr Rego foi o contemplado na primeira edição do Prêmio Suely Galdino – Jovem Cientista na Farmácia e áreas afins, que teve como critérios de avaliação a qualidade científica das publicações, inovação tecnológica, engajamento social, atividades de divulgação e comunicação científica, impacto social da pesquisa, relevância da pesquisa e atuação para a área da Farmácia.

A comissão, formada por lideranças da área das Ciências Farmacêuticas, escolheu Moacyr Rego entre 30 inscritos, com até 40 anos e até dez anos de doutoramento. O Prêmio Suely Galdino – Jovem Cientista na Farmácia e áreas afins foi criado pela Associação Brasileira de Ciências Farmacêuticas (ABCF) com o compromisso de pensar futuro das Ciências Farmacêuticas, sem deixar de valorizar o presente, a fim de destacar os jovens que tiveram notável impacto na área das Ciências Farmacêuticas, além de homenagear uma cientista de importância história para a área da Farmácia

Foto: Divulgação

Docente está, atuamente, em estágio pós-doutoral na França

No ato da inscrição ao prêmio, o professor Moacyr, que atualmente está em estágio pós-doutoral no Institut National de la Santé et la Recherche Médicale (Inserm), França, apresentou seu currículo, em que destaca ser o primeiro doutor em Inovação Terapêutica (PPGIT/UFPE) do Brasil, além de coordenar o Núcleo de Pesquisa para Inovação Terapêutica (Nupit/UFPE) junto ao diretório de grupos do CNPq, com 63 artigos publicados em revistas de impacto na área de Farmácia nos últimos cinco anos, sendo o autor principal em 13 deles (H-index).

Rego também é editor de três revistas científicas de relevância internacional, destacando a Frontiers in Cell and Developmental Biology (IF 5.2) e Frontiers in Oncology (IF 4.8). Possui quatro patentes de produtos farmacêuticos depositadas junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), e participou, como consultor, da elaboração e revisão da Rename 2017, como também é bolsista de produtividade 2 pela área de Farmácia no CNPq desde 2018.

O docente relata que pauta sua carreira em exemplos como o da professora Suely Galdino, do qual foi aluno, que acreditava que a ciência só existe através da cooperação e da multidisciplinaridade. “O pesquisador da área da Farmácia tem que ter uma visão transversal sempre levando em consideração que o objetivo final do trabalho de bancada é trazer bem-estar para o paciente e a sociedade como um todo”, afirma Moacyr.

PREMIAÇÃO – O Prêmio Suely Galdino – Jovem Cientista na Farmácia e áreas afins foi criado pela ABCF com o compromisso de pensar futuro das Ciências Farmacêuticas, sem deixar de valorizar o presente, a fim de destacar os jovens que tiveram notável impacto na área das Ciências Farmacêuticas, além de homenagear uma cientista de importância história para a área da Farmácia. A professora Suely Galdino foi presidente da ABCF e coordenadora suplente de área da Capes, o que representa seu engajamento com a área. Farmacêutica formada pela UFPB, com doutorado pela conceituada Universidade Joseph-Fourier de Grenoble I, foi professora titular da UFPE, onde orientou mais de 50 estudantes de pós-graduação, entre mestrado e doutorado.

Estimular e viabilizar o crescimento de jovens pesquisadores foi uma constante na carreira da professora Suely. Tudo isso, aliado ao trabalho para o crescimento da área da Farmácia em todas as regiões do país, seja na Capes ou no CNPq, e o engajamento no estabelecimento de subáreas, como o da Assistência Farmacêutica, reflete o impacto desta liderança para as Ciências Farmacêuticas no país.

Este prêmio reflete a obra, ao mesmo tempo em que pavimenta o caminho para os jovens pesquisadores e cientistas seguirem o legado deixado. O prêmio confere ao escolhido, entre outros ganhos, um valor monetário, a adesão à Associação Brasileira de Ciências Farmacêuticas (ABCF) por um período de dois anos (2021-2022) e o certificado de premiação.

Mais informações
Professor Moacyr Rego

moacyr.rego@gmail.com

Data da última modificação: 07/10/2020, 16:49