Voltar

Professor da UFPE coordena projeto de enfrentamento e cuidado da obesidade em PE

Iniciativa atende demanda do Ministério da Saúde e foi aprovado pelo CNPq junto com mais 22 projetos

O professor Pedro Israel Cabral de Lira, do Departamento de Nutrição (CCS) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), coordena o recém-lançado projeto de “Enfrentamento e cuidado da obesidade no âmbito do SUS em Pernambuco (ECOASUS-PE)”, que visa avaliar, nos próximos dois anos, a organização da atenção nutricional e a gestão das ações de alimentação e nutrição no âmbito da atenção básica, assim como desenvolver e avaliar uma intervenção educativa com profissionais das equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) e dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (eNASF). A iniciativa atende a demanda do Ministério da Saúde e foi aprovada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) junto com mais 22 projetos, cada qual sendo realizado em um estado do país.

Foto: Reprodução do YouTube

Pedro Israel utiliza as redes sociais para divulgação da iniciativa

Com ênfase na prevenção, diagnóstico e tratamento da obesidade e gestão da Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN), além dos eixos de formação e pesquisa, o projeto também se propõe a desenvolver atividades focadas na capacitação e difusão científica. “Inicialmente, vamos fazer capacitações em 81 municípios do Estado de Pernambuco situados na I, IV, V e VIII Gerência Regional de Saúde, com a perspectiva de ampliar para demais áreas, com o propósito de formar lideranças e implantar a advocacy no tocante à prevenção e ao enfrentamento da obesidade, além de focar no monitoramento das estratégias de ações”, afirma Lira.

Com esse propósito, a equipe do projeto divulga informações, inclusive contextualizadas à atual situação de crise sanitária, no Instagram, YouTube e no site do Observatório Brasileiro de Hábitos Alimentares, que disponibilizou um espaço exclusivo para o projeto em sua página. 

Segundo o coordenador, a relevância do projeto está vinculada aos dados relativos à obesidade. “Nos últimos 50 anos, o mundo e o Brasil têm passado por transição importante tanto no campo da epidemiologia quanto na situação demográfica, além da transição social, que implica diretamente essa mudança relativa ao excesso de peso”, afirma.

DADOS – Pedro Israel aponta que, entre 1989 e 2009, o excesso de peso na população brasileira foi ampliado de 22% para 38%, o que equivale a 40 milhões de pessoas com sobrepeso a mais, ou seja, a cada ano 2 milhões de pessoas no Brasil chegaram a essa condição. E mais: nesse período, a obesidade no país aumentou em 68%.

Outra pesquisa mais recente revela que, entre 2006 e 2018, a obesidade entre brasileiros e brasileiras subiu de 11,8% para 19,8%. Em 1975, a obesidade masculina no Brasil atingia cerca de 2,2% e subiu para 21% em 2006, implicando um aumento de dez vezes; nas mulheres, saiu de 5% para 28,6%, com uma elevação de seis vezes. Para o pesquisador, “isso é chocante e demandou uma vigilância maior, além de tornar impossível o sistema de saúde se adequar a essa situação nos moldes tradicionais”.

O ECOASUS-PE vem sendo implementado junto com outros colaboradores do Departamento de Nutrição da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), do Centro Acadêmico de Vitória (CAV-UFPE), da Universidade de Pernambuco (UPE), do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), do Instituto Aggeu Magalhães/Fundação Oswaldo Cruz (IAM/Fiocruz) e da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE).

Mais informações nos seguintes vídeos e publicações

Fundamentando o projeto 

Equipe 

Experiências de sistemas alimentares saudáveis e sustentáveis em Pernambuco
 

Data da última modificação: 15/06/2020, 17:28