Voltar

Pesquisa avalia disfunção respiratória e musculoesquelética em pacientes pós-covid 19 em Caruaru e região

Estudos são desenvolvidos por estudantes e professores do Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia da UFPE

As pesquisas “Avaliação da função pulmonar, capacidade funcional máxima e qualidade de vida em indivíduos após acometimento pela covid-19: Um estudo transversal” e “Aprimoramento de um dispositivo de inovação tecnológica para o diagnóstico da alteração do padrão respiratório e monitoramento de disfunções respiratórias no pós-covid-19”, ambas do Departamento de Fisioterapia, envolvendo também estudantes e professores do Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia da UFPE, serão desenvolvidas pelo Laboratório de Inovação Instrumental e Desempenho Físico-Funcional (Lindef), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Caruaru.

Estas pesquisas têm como principal objetivo avaliar indivíduos acometidos pela covid-19 na cidade de Caruaru e região e rastrear a presença de alterações da função respiratória, cardiovascular e musculoesquelética, avaliando os impactos na capacidade funcional e qualidade de vida. Os pacientes serão monitorados por seis meses e as avaliações ocorrerão a cada dois meses no Ambulatório Multiprofissional Especializado (AME) Saúde da Família Maria Lira.

Os voluntários, maiores de 18 anos, serão avaliados de forma gratuita, em diversas dimensões, com avaliações específicas, por uma equipe de pesquisadores treinados, de modo a identificar problemas funcionais precocemente. Ao final das avaliações, os voluntários receberão um laudo e dependendo de cada caso, orientações específicas.

Os interessados devem ligar ou mandar mensagem pelo Whatsapp para o número (81) 98123.9521 para agendamento. Os coordenadores das pesquisas são a professora Shirley Lima Campos, do Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia, do Campus Recife, e o mestrando em Fisioterapia Jakson Henrique Silva.

Mais informações
Jakson Henrique Silva

jakson.silva@ufpe.br 

Data da última modificação: 13/12/2021, 16:51