Voltar

Mestre em Morfotecnologia publica resultado de dissertação no Journal of Morphological Sciences

Estudo buscou avaliar o efeito da melatonina exógena no duodeno de animais submetidos ao desmame precoce

O resultado do estudo da dissertação do biomédico Marcos Aurélio Santos da Costa, mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Morfotecnologia (PPGM) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), foi publicado no Journal of Morphological Sciences, revista da Sociedade Brasileira de Anatomia. O estudo buscou avaliar o efeito da melatonina exógena no duodeno de animais submetidos ao desmame precoce.

“O intestino é a maior porção do trato digestório e é responsável pelo processo de digestão e absorção de nutrientes. Quando o desmame ocorre de forma abrupta ou antecipada, desmame precoce, acarreta danos morfofisiológicos no organismo, inclusive no intestino. A melatonina é um hormônio presente no leite materno e possui atividades frente a distúrbios como úlcera péptica, colite ulcerativa e cirrose, por exemplo”, explica.

Intitulado “Effect of Exogenous Melatonin on The Duodenum of Wistar Rats’ Offspring Submitted to Early Weaning”, o artigo traz como resultado, segundo esclarece o biomédico, que a melatonina atenuou vários danos morfológicos, tais como área de vilosidade e profundidade das criptas intestinais, mostrando assim a importância do aleitamento materno exclusivo durante os seis primeiros meses de vida.

EQUIPE – Além de Marcos Aurélio Santos da Costa, participaram do artigo José Anderson da Silva Gomes, Jennyfer Martins de Carvalho, Otaciana Otacilia Arruda, Bruno Mendes Tenorio, Fernanda das Chagas Angelo Mendes Tenorio e Sônia Pereira Leite, do PPGM, e Anderson Arnaldo da Silva, do Departamento de Anatomia. O estudo foi apoiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Data da última modificação: 12/05/2022, 16:25