Voltar

Iniciados I Simpósio Internacional de Saúde, Cuidado e Enfermagem e VI Encontro de Pós-Graduação em Enfermagem do Nordeste

Eventos prosseguem até esta sexta-feira (21)

O I Simpósio Internacional de Saúde, Cuidado e Enfermagem (Sisec) e o VI Encontro de Pós-Graduação em Enfermagem do Nordeste (Enpgene) tiveram início, na manhã de hoje (19), em cerimônia on-line transmitida via YouTube. Os eventos, que acontecem de forma virtual e articulada, são promovidos pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Ceará (UFC) e com o Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Com o tema “A enfermagem e o compromisso com a ciência, saúde, cuidado e desenvolvimento sustentável”, os eventos trazem ao debate temáticas vinculadas à área de Enfermagem. “Esperamos, neste momento, que toda a programação oportunize, a todos os participantes, momentos de reflexão, de aprendizado e de troca de saberes”, disse a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFPE, Francisca Márcia Pereira Linhares, durante a abertura.

O I Sisec integra as atividades do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica (Procad)/Capes intitulado “Rede de Cooperação Acadêmico-Científica entre os PPGs em Enfermagem UFMA/UFC/UFPE”, que busca a integração e o fortalecimento dos programas de pós-graduação envolvidos. O simpósio se articula com o VI Enpgene, que proporciona um ambiente de diálogo, discussão e reflexão sobre temas de interesse da Enfermagem.

A pró-reitora de Pós-Graduação da UFPE, Carol Leandro, que representou o reitor Alfredo Gomes na solenidade de abertura, destacou a importância do Procad, que “integra universidades. E, para nós, da UFPE, é imprescindível que nós participemos, cada vez mais, desse novo formato que vem sendo estabelecido de integrar e institucionalizar também os editais de grande porte. Então, o Procad possibilita não somente a mobilidade estudantil e de docentes, mas também o financiamento em pesquisas. E integra grupos de pesquisa”.

A cerimônia de abertura contou com a participação do vice-reitor da UFMA, Marcos Fábio Belo Matos; do vice-reitor da UFC, José Glauco Lobo Filho; da pró-reitora de Pós-Graduação da UFPE, Carol Leandro; da presidente dos eventos, Lena Maria Barros Fonseca, da UFMA; da diretora de pós-graduação da AGEUFMA, Flávia Raquel Fernandes do Nascimento; da coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFC, Mônica Oliveira Batista Oriá; da coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFPE, Francisca Márcia Pereira Linhares; da coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFMA, Lívia Maia Pascoal; e da representante dos estudantes de pós-graduação em Enfermagem da UFMA, Thayná Cunha Bezerra.

O I Sisec e o VI Enpgene prosseguem até esta sexta-feira (21). A programação, disponível no site dos eventos, inclui conferências, mesas-redondas e painéis. O público-alvo é composto por estudantes de graduação e pós-graduação, profissionais, pesquisadores e docentes de Enfermagem.

Data da última modificação: 19/10/2022, 15:26