Voltar

HC promove acolhimento dos residentes ingressantes de 2024 na próxima sexta-feira (1º)

Cento e quarenta e cinco residentes passarão a integrar as equipes de assistência do hospital universitário

O Hospital das Clínicas da UFPE promove a cerimônia de acolhimento aos 145 residentes ingressantes 2024, nesta sexta-feira (1º), das 8h às 12h, no Anfiteatro 1 do HC. Eles integrarão os Programas de Residência Médica, Multiprofissional e Uniprofissional (em Enfermagem e em Nutrição) do hospital universitário. À tarde, num segundo momento, a partir das 14h, acontece o acolhimento na UFPE, no Auditório Professor Denis Bernardes, no Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), no Campus Recife. Na segunda (4) e na terça-feira (5), as ações prosseguirão no HC.

“Este evento foi preparado com muito empenho pela Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP), em parceria com vários setores e unidades da instituição e tem o objetivo de dar as boas-vindas, apresentar o HC e compartilhar informações importantes para o período em que estarão conosco durante suas atividades de residência”, explica a chefe do Setor de Gestão do Ensino (Sege) da GEP, Giselle Paiva.

Ao todo, o HC oferta 45 programas de Residência Médica, três programas de Residência Multiprofissional (nas áreas de saúde da mulher, saúde renal e saúde do idoso), cinco programas Uniprofissional em Enfermagem (nas áreas de Cirurgia, UTI, Saúde da Mulher, Saúde da Criança e Nefrologia) e um programa uniprofissional em Nutrição.

A Residência é uma modalidade de ensino de pós-graduação destinada aos profissionais da área de saúde por meio de curso de especialização. “Esperamos que a jornada dos novos residentes seja de intenso aprendizado sob orientação dos nossos profissionais de elevada qualificação ética e profissional e integrados às equipes interprofissionais, prezando sempre pela percepção do paciente em sua integralidade”, completa Giselle Paiva. A Gerência de Ensino e Pesquisa do HC preparou um guia rápido sobre o evento que pode ser consultado aqui. 

PROGRAMAÇÃO NO HC - A cerimônia que mostra o HC aos residentes começa às 8h, com as boas-vindas, apresentação do organograma do hospital e a Jornada do Paciente ministrada pelo superintendente Filipe Carrilho. Na sequência, a gerente de Ensino e Pesquisa, Claudia Marques, apresenta a palestra “Entendendo as expectativas”. O gerente administrativo, Wagner Cordeiro, fala sobre a infraestrutura do HC, às 9h10. As exposições com membros da diretoria prosseguem com o gerente de Atenção à Saúde, Hugo Melo, que abordará o tema “Interface Assistência-Ensino: como podemos contribuir para o propósito do HC-UFPE/Ebserh?”.

Na sequência, mais informações que farão parte do dia a dia dos residentes serão repassadas por profissionais experientes do hospital, como “Regulação assistencial no HC-UFPE”, ministrada pelo chefe do Setor de Contratualização e Regulação, Edinaldo Brito, e pela supervisora de Enfermagem do Núcleo Interno de Regulação, Kiwisunny Franzoli; e “Ouvidoria e residentes: uma parceria de sucesso”, com a ouvidora do HC, Gabriella Farias.

A presidente da Comissão de Prontuários, Isaura Peixoto, vai falar sobre “Boas práticas para a utilização do prontuário do paciente”; já a “Importância da telessaúde na interface assistência – ensino” será ministrada pela chefe da Unidade de E-Saúde, Lúcia Freitas; e, finalizando a manhã, a palestra “Eita! Terminei a minha residência!?”, com a coordenadora do Curso de Terapia Familiar, Virgínia Buarque Cordeiro.

NA UFPE - Às 14h, acontece o acolhimento da UFPE, no Auditório Professor Denis Bernardes, no CCSA, para dar as boas-vindas institucional. Essas Residências funcionam em parceria com a UFPE em diferentes cenários da rede de assistência à saúde no Estado: HC, Hospital dos Servidores do Estado, Hospital Barão de Lucena, Hospital Getúlio Vargas, Hospital Português, Hospital da Unimed, Hospital Mestre Vitalino e Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos municípios do Recife, de Vitória de Santo Antão e de Caruaru.

A solenidade é organizada pela Coordenação-Geral de Residências da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (Propg), em parceria com as Comissões de Residência Médica (Coreme) do HC-UFPE e do Núcleo de Ciências da Vida (NCV) do Centro Acadêmico do Agreste (CAA) e com a Comissão de Residências Multiprofissionais (Coremu) da UFPE.

NO HC - Na próxima segunda-feira (4), das 8h às 12h, será realizado o encontro com os coordenadores e preceptores das Residências para os egressos no HC. Das 13h30 às 17h, serão realizadas oficinas com quatro grupos já definidos previamente, nas salas de aula do 3º andar do hospital (no antigo curso médico). Na terça (5), das 8h30 às 17h, essas oficinas prosseguem no mesmo local.

EBSERH - O Hospital das Clínicas da UFPE faz parte da Rede Ebserh desde dezembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Data da última modificação: 28/02/2024, 14:58