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Defesas de teses de doutorado da Pós em Saúde da Criança e do Adolescente acontecem na próxima semana

Jackelyne Carneiro e Marcela Oliveira defenderão suas teses, respectivamente, nos dias 16 e 17 deste mês

As defesas das teses de doutorado de Jackelyne Carneiro e Marcela Oliveira, alunas do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente (PPGSCA) da UFPE, acontecem na próxima semana, respectivamente, nos dias 16 e 17 deste mês, às 9h e 14h. As apresentações ocorrerão de forma virtual, via Google Meet. Para assistir à defesa de Jackelyne ou à defesa de Marcela, basta acessar a plataforma no dia e horário correspondentes.

Intitulada “Desordens gastrointestinais funcionais em crianças escolares expostas à violência cometida contra a mãe pelo parceiro íntimo durante a infância: um estudo de corte”, a tese de Jackelyne Carneiro teve orientação da professora do Centro de Ciências Médicas (CCM) da UFPE Ana Bernarda Ludermir. A banca examinadora será composta pela orientadora e pelas professoras Marília Lima e Margarida Antunes, ambas do CCM, pela professora Luciane Lima, do Centro de Ciências da Saúde (CCS) e pelo professor Hélcio Maranhão, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Já a tese de Marcela Oliveira, que tem como título “Avaliação da implementação do Programa Descolado na prevenção de drogas no contexto escolar", foi orientada pela professora Daniela Tavares Gontijo, do CCS da UFPE. A banca examinadora será composta pelos professores Paulo Goes, Ana Lúcia Marques e Cinthia Alves, também do CCS, pela professora Daniela Schneider, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Isabella Samico, do Grupo de Estudos de Gestão e Avaliação em Saúde (Geas) do Imip.

Resumo 1

As Desordens Gastrointestinais Funcionais (DGIFs) envolvem alterações na interação intestino-cérebro abrangendo distúrbios da motilidade, hipersensibilidade visceral, alteração da função imune da mucosa e disbiose intestinal, cujos sintomas, após avaliação médica, não podem ser atribuídos a outra condição clínica. Caracterizam-se como um problema de saúde pública devido à sua elevada frequência, além dos impactos que incidem na saúde e qualidade de vida da criança. Diversos fatores podem estar associados à sua ocorrência, entre eles, a exposição à violência que ocorre dentro de casa. A Exposição da Criança à Violência pelo Parceiro Íntimo (ECVPI) cometida contra sua mãe ocorre em todas as sociedades. Apesar da sua pouca visibilidade, constitui um evento adverso à vida que traz diversas consequências para a saúde física e emocional da criança. A criança exposta à Violência pelo Parceiro Íntimo (VPI) pode desenvolver um estado de estresse tóxico, que desregula o eixo intestino-cérebro sendo um fator de risco para a ocorrência de (DGIFs). O objetivo do estudo foi analisar a associação entre a exposição da criança à violência pelo parceiro íntimo cometida contra a mãe, durante a gravidez, pós-parto e quando a criança estava na idade escolar, e a ocorrência de DGIFs. Estudo de coorte prospectivo foi conduzido desde 2005 com mulheres cadastradas nas Unidades de Saúde da Família do Distrito II da cidade do Recife, Pernambuco. As mães foram entrevistadas na gravidez e no pós-parto sobre vários temas, entre eles, suas experiências com a VPI. Na terceira etapa, quando as crianças fruto da gestação de 2005 ou 2006 tinham entre seis a nove anos, houve nova entrevista. A partir dos relatos das mães, foram verificadas a exposição direta e/ou indireta da criança a dez tipos de VPI, além da idade de início da exposição da criança, número de tipos de exposições e o perpetrador da exposição. O Questionnaire about Pediatric Gastrointestinal Symptoms, Roma III Version parent-report, traduzido e adaptado transculturalmente para o português, foi usado para identificar os sintomas sugestivos das DGIFs. A amostra do estudo foi composta por 626 pares de mãe-criança. As DGIFs foram mais frequentes entre crianças expostas à violência comparadas às não expostas, em praticamente todos os tipos de desordens. As DGIFs apresentaram- se associadas à exposição da criança à VPI cometida contra a mãe (OR: 1,64; IC 95%: 1,04-2,58), mesmo após controle dos efeitos das variáveis de confundimento (uso de bebidas alcoólicas pela mãe, transtornos mentais comuns da mãe e idade da criança). A chance da ocorrência das DGIFs foi maior nas crianças que sofreram quatro tipos ou mais de exposição (OR: 1,81; IC 95%: 1,10-2,96), nas que a exposição iniciou nos dois primeiros anos de vida (OR: 1,93; IC 95%: 1,08-3,47) e quando o pai foi o perpetrador da violência (OR: 1,62; IC 95%: 1,05-2,48). O estresse causado pela ECVPI pode causar repercussões negativas, aumentando a chance de DGIFs, especialmente, quando a criança é exposta a múltiplos tipos de violência, no início da vida, e o perpetrador é o pai biológico.

Resumo 2

A prevenção do uso abusivo de álcool e drogas na adolescência tem se tornado uma das prioridades nas políticas públicas e incentivado a construção de programas preventivos e de promoção de saúde neste campo. Entretanto, ainda existe uma necessidade de avaliar o processo de implementação dos programas preventivos por meio de evidências científicas. Assim, esta tese tem o objetivo de avaliar a implementação do Programa “Descolado” no contexto de prevenção ao uso de drogas no ambiente escolar. Caracterizou-se como um estudo avaliativo com natureza descritiva e uso de abordagens metodológicas qualitativas que ocorreu em dois momentos: Estudo de Avaliabilidade e Avaliação do processo de implantação do programa. O estudo de Avaliabilidade foi baseado nos sete elementos propostos por Thurston e Ramaliu, dentre eles foi construído o modelo lógico do programa, seguido de sua validação por experts através da Técnica Delphi, além de identificar e pactuar com a equipe do programa os procedimentos para realização do estudo de avaliação. O estudo de avaliação do processo de implementação do Descolado seguiu o referencial da Medida de Fidelidade, categorizado nas dimensões de Dosagem, Aderência, Qualidade da entrega e Responsividade. Foi realizado em uma escola municipal de referência da cidade do Recife, participaram da pesquisa estudantes de duas turmas do 6º ano, professores, gestores, e equipe técnica do Descolado. As técnicas de coleta de evidências foram a observação direta, entrevista curta, entrevistas de levantamento e grupo focal. A análise das evidências foi realizada através da Análise de Conteúdo de Bardin. Os resultados do EA indicaram que o programa é avaliável, auxiliaram na organização e descrição de forma lógica do programa, contribuíram para o aprimoramento da sua estruturação, indicando pontos de ajustes nos objetivos, atividades, recursos, além de nortearem o estudo de avaliação. Os resultados da avaliação da implementação demonstraram aspectos que indicam fidelidade na implementação do Descolado na escola, como também se identificou algumas “lacunas” que precisam ser preenchidas, como por exemplo, inserir no programa critérios para definição dos horários para realização das oficinas com os adolescentes; ampliar o olhar para além do cumprimento dos conteúdos das oficinas, mas direcionar a prioridade para o desenvolvimento de competências e habilidades previstas no Descolado; melhorar a sintonia entre as duplas de implementadores durante as oficinas, bem como a assunção de posturas condizentes com os referenciais teóricos em que o Descolado está fundamentado. Elaborou-se uma síntese de sugestões, provenientes das duas etapas da pesquisa, a fim de que os desenvolvedores do programa possam aperfeiçoar o Descolado, e consequentemente, potencializar a fidelidade da implementação.

Data da última modificação: 09/03/2022, 15:51