Voltar

Conselho Universitário aprova concessão de dois títulos de Doutor Honoris Causa e um de Professor Emérito

Títulos são para o escritor e humanista Divaldo Pereira Franco, o micologista José Luiz Bezerra e o docente Breno de Albuquerque Melo

Reunido na tarde de ontem (2), na Reitoria, o Conselho Universitário da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) aprovou a concessão dos títulos de Doutor Honoris Causa para o escritor e humanista Divaldo Pereira Franco e para o micologista José Luiz Bezerra e de Professor Emérito para o docente Breno de Albuquerque Melo, do Centro de Ciências da Saúde (CCS).

O título de Doutor Honoris Causa da UFPE é dado a personalidade eminente que tenha contribuído para o progresso da Universidade, da região ou do país ou que se distinguiu pela sua atuação em favor das ciências, das letras, das artes ou da cultura em geral. A concessão a Divaldo Pereira Franco foi proposta pelo Departamento de Prótese e Cirurgia Buco Facial. 

“Divaldo Franco recebeu, ao longo de décadas, muitas homenagens e títulos honoríficos pelo seu trabalho social em Salvador na Bahia onde, em 1952, construiu a ‘Mansão do Caminho’, complexo de 83 mil m² com 50 edificações para o público que demanda assistência por creche, escola e serviço de saúde, atendendo em média 3.000 crianças em situação de vulnerabilidade social”, afirma o parecer.

MICOLOGIA - Atuando no Programa de Pós-Graduação em Biologia de Fungos, o professor José Luiz Bezerra recebe a homenagem por sua contribuição para a formação de recursos humanos. Mesmo trabalhando em instituições sem cursos de graduação ou pós-graduação, ele colabora com diversos programas, ministrando cursos de Micologia, em locais como as Universidades Federais de Viçosa, de Uberlândia e de Lavras.

“A produção científica do professor José Luiz Bezerra demonstra sua dedicação à pesquisa, contribuindo para o avanço da Micologia e Fisiopatologia, sobretudo na área taxonômica, onde publicou mais de 180 artigos, muitos deles, com a descrição de novas espécies, seja em revistas nacionais e internacionais, além de livro e capítulo de livros, todos na sua área de pesquisa”, diz o documento.

EMÉRITO - A proposta de outorga do título de Professor Emérito para o Breno de Albuquerque Mello partiu do Departamento de Prótese e Cirurgia Buco Facial. Por várias décadas, ele atuou junto ao curso de Odontologia da UFPE, onde exerceu a chefia do departamento citado e participou ativamente da elaboração do projeto pedagógico do curso de Odontologia.

“Foi responsável pela formação de dezenas de cirurgiões-dentistas, o que pode ser considerado, sem dúvida, uma relevante contribuição não só à sociedade pernambucana, como também, a outras localidades da região Nordeste. Além disso, desenvolveu projetos junto ao Ministério da Saúde, atuando efetivamente para a visibilidade da UFPE no âmbito nacional”, informa o parecer.

Data da última modificação: 03/04/2019, 14:47