50 anos do reconhecimento da profissão de fisioterapeuta serão comemorados com evento amanhã (27)

Grupo fará uma visita aos ambientes do hospital, onde, em 26 de março de 1962, foi ministrada a primeira aula do atual curso de Fisioterapia da UFPE

Foto: Assessoria Imip

No evento, haverá homenagens a docentes e e à turma pioneira do curso

A chefia do Departamento de Fisioterapia, a disciplina “História da Fisioterapia” e a turma acadêmica de 2019.1, intitulada Turma 100, realizam evento em homenagem ao cinquentenário do reconhecimento da profissão de fisioterapeuta. O evento comemorativo será amanhã (27), às 10h, no Hospital D. Pedro II, na Ilha do Leite, no Recife.

O grupo fará uma visita aos ambientes do hospital, onde, em 26 de março de 1962, foi ministrada a primeira aula do atual curso de Fisioterapia da UFPE, primeiro curso em uma instituição federal de Ensino Superior (Ifes). Na ocasião do evento, haverá posicionamento de placa comemorativa em homenagem ao professor Ruy Neves Baptista, fundador do curso, aos docentes pioneiros, à primeira fisioterapeuta professora do curso, Agélia Pinheiro Ramos Ferreira, à turma pioneira e a todos os docentes que contribuíram no decorrer destes 50 anos para o fortalecimento da profissão.

HISTÓRICO – O atual curso de Fisioterapia da UFPE iniciou sua trajetória quando o médico pernambucano Ruy Neves Baptista, professor catedrático de Clínica Cirúrgica Infantil e Ortopédica da Faculdade de Medicina da Universidade do Recife (atual Universidade Federal de Pernambuco – UFPE) fez surgir o Instituto Universitário de Reabilitação (IUR), célula geradora do futuro curso de Fisioterapia.

No final da década de 1950, o professor Ruy Neves Baptista encaminhou a proposta da criação do Instituto Universitário de Reabilitação, obtendo autorização para o I Curso de Reabilitação Física pelo Instituto. Ao término desse curso, foi encaminhada e aprovada a solicitação para realização de curso para Técnico em Fisioterapia e Terapia Ocupacional, com duração de dois anos. Durante o transcurso do curso de Técnico em Fisioterapia, ocorreu o reconhecimento, pelo Conselho Federal de Educação (CFE), do curso de Fisioterapia da Associação Brasileira Beneficente de Reabilitação (ABBR) e a aprovação do currículo mínimo para formação de técnico, fatos que motivaram a emissão de dois pareceres por esse Conselho Superior, e o curso do Recife foi orientado a ter duração de três anos e não utilizar a denominação de técnico.

O atual curso de Fisioterapia da UFPE, o terceiro do gênero a ser criado no país e o primeiro numa instituição federal, teve a primeira turma de fisioterapeutas das regiões Norte e Nordeste, formada em 12 de dezembro de 1964. No ano de 1968, o Conselho Universitário reconheceu o curso de Fisioterapia como integrante da Faculdade de Medicina, e não mais do Instituto Universitário de Reabilitação.

Em 13 de outubro de 1969, por meio do Decreto Lei nº 938, ocorreu o reconhecimento das profissões de fisioterapeuta e terapeuta ocupacional. No ano de 1973, o Conselho Federal de Educação deu reconhecimento retroativo desde a turma pioneira, e o decreto presidencial nº 72.213, de 11/05/1973, reconheceu o curso de Reabilitação. Porém, como o curso de Reabilitação não existia, surgiu um novo decreto presidencial retificador, de nº 73.666, em 15/02/1974, referindo: onde se lê ao curso de Reabilitação, leia-se aos cursos de Reabilitação de Fisioterapia e Terapia Ocupacional.

Por meio da Lei Federal nº 6.316, de 15/12/1975, foram criados o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional e o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, órgãos fiscalizadores e regulamentadores das profissões de fisioterapeuta e terapeuta ocupacional.

A partir do parecer nº 622/82, foi criado o currículo mínimo para formação de fisioterapeuta, e o curso de Fisioterapia da UFPE passou a ter a duração de cinco anos.

Departamento de Fisioterapia da UFPE
(81) 2126.8490/2126.8491