Informes do CCJ Informes do CCJ

Voltar

Calendário Abril Indígena DCE UFPE 2023

Tema: Direitos, Ancestralidades e culturas: interseccionalidades da aldeia a cidade, a negação do estado e as lutas diárias de sobrevivência.

 

O mês de abril é alusivo à mobilização das etnias indígenas que se organizam em todo território nacional, rumo a jornada de ações contra práticas políticas neofacistas, colonialistas e anti-indígenas, para o fim dos conflitos com o agronegócio e as mineradoras, ou o grandes monopolios dos serviços essenciais que nos excluem, seja na aldeia ou na cidade. Em prol da demarcação de terras e em defesa de uma agenda de proteção ambiental e pela valorização e preservação da cultura e da memória dos povos originários, assim como tantas outras pautas que atravessam as comunidades indígenas no Brasil.

Na finalidade de trazer ao centro dos diálogos temáticas e experiências sobre direitos básicos (saúde, educação, territorialidade) criação de políticas públicas, difusão de culturas e artes, comemorações por conquistas (como o ministério dos povos Indígenas, Funai, Sesai) denúncias de ausência do estado em diversas etnias, violências vindas de conflitos com grileiros, fazendeiros e a polícia e a negação dos direitos básicos sendo negados a indígenas em contexto urbano, rural ou na aldeia. Por esta razão, o Diretório Central Estudantil da Universidade Federal de Pernambuco, através da pasta Povos Indígenas, está organizando/fomentando/apoiando um conjunto de encontros/atividades ao longo do mês, para  fortalecer o movimento indígena nacional e organizar o local para lutas dentro e fora da Universidade. A temática do Abril Indígena DCE-UFPE é “Direitos, Ancestralidades e culturas: interseccionalidades da aldeia a cidade, a negação do estado e as lutas diárias de sobrevivência”.

A agenda está em construção e já na primeira semana promovemos a abertura no dia 05/03/2023, com as seguintes atividades:

 

05/04/2022 Quarta Feira Apoio/Incentivo

 

17:00h Debate Povos Indígenas em Pernambuco e pesquisa antropológica: panorama e perspectivas. Mediação: Professor Athias, Convidados: pesquisadores do NEPE

(Local: Auditório PPGA - CFCH - UFPE)

 

10/04/2023 Segunda Feira       Convocação/Apoio/Incentivo

 

10:00 Abril indígena na FDR: Direito Comparado Decolonial, amicus curiae da UFPE no STF e Transdisciplinaridade. Apresentação PIBICs FDR-UFPE sobre a temática Povos Indígenas (híbrido)

Mediação: Professora Dra Flavianne Fernanda

Convidados: Professor Dr Edson Silva, discentes indígenas e demais pesquisadores da temática do direito jurídico indígena

Local: Anfiteatro 3, Faculdade de Direito do Recife /UFPE

 

 

10/04/2023 Segunda Feira Abertura Oficial do Abril Indígena DCE UFPE

 

15:00h Abertura do Abril Indígena DCE UFPE (Trabalha a expressão cultural/espiritual através do toré e a pintura do grafismo)

 

17:00h Lambes/avisos nos quadros de avisos sobre a conscientização da existência dos Povos Indígenas em Pernambuco e no Brasil, aldeados e em contexto urbano

 (Local: DCE, Laguinho, EPECRER, Quadro do D.A de Pedagogia, Quadros de avisos do CE, CAC, CFCH, CCSA, CTG, CIN,  REITORIA, CD, CCS, HC.

 

 

11/04/2023 Terça Feira -

 

14:00h Plantio da Biblioteca medicinal ancestral no Safe/Niate de geografia UFPE

 

15:00h Diálogos sobre a organização de uma Associação de estudantes indígenas da UFPE

(Local: Safe/Niate UFPE)

 

 

 

13/04/2023 Quinta Feira

 

17:00 Diálogos sobre  a negação do direito de acesso às Universidades e em especial a Federal de Pernambuco

Mediação GT Indígena UFPE

Local: EPECRER-BC-UFPE

 

15/03/2023 Sábado

 

16:00 A Performance: Colônia Medicinal, a ramificação da memória, é ramificação das narrativas de infância da artista Raýz. Baseada nas suas memórias semente enquanto corpo terra, semeou essas memórias em fruto para canalização artística e performática.

Mediação: Rayz

Local Laguinho UFPE

 

18/03/2023 Terça Feira

 

14:00 A Religação com os saberes originários através das Mandalas

Mediação; Luana Pontes (Artmosfera)

Local: Laguinho UFPE

 

16:00 Oficina de dança Rebolar para Liberar

Mediação: Júlia Lucas

Local: Laguinho da UFPE

 

19/04/2023

 

09:00  Visita a escolas municipais do Bairro de Roda de Fogo, temática: Uma existência que só existe se você resistir.

Mediação: Yrá Tybyra

Local: Roda de Fogo

 

16:00 Live com o Reitor Alfredo sobre o dia de consciência dos Povos Indígenas

 

26/04/2023

 

10:00 Oficina de Barro - Terra curandeira, a percepção da presença e do aterramento

Mediação: Raýz

Local : CAC/ UFPE

Data da última modificação: 08/04/2023, 08:07