Programa de Pós-Graduação em Estatística promove palestra na quarta-feira (29)

A palestrante é Maria do Carmo Lima, professora da UFPE e participante do grupo de pesquisa de modelagem e métodos estatísticos

A palestra “Some new families of distributions applied to failure time data”, a ser ministrada pela professora Maria do Carmo Lima, do Departamento de Estatística da UFPE, ocorrerá das 15h às 16h da quarta-feira (29), no Auditório Ruy Luis Gomes, no 2º andar do Departamento de Estatística do Centro de Ciências Exatas e da Natureza, localizado no Campus Recife da Universidade. A apresentação é aberta ao público e faz parte dos Seminários do Programa de Pós-Graduação em Estatística da UFPE.

Maria do Carmo Lima é graduada em Licenciatura em Matemática (2009) e tem mestrado (2012) e doutorado (2015) em Estatística pela Universidade. Atualmente, é professora da UFPE e participa do grupo de pesquisa de modelagem e métodos estatísticos, com alguns trabalhos em desenvolvimento na área.

Resumo da palestra

In this presentation, we will pay attention to propose families by the methods of addition and composition, commons methods in survival analysis. Using the first method, we introduced a family that extends the Marshall-olkin G family. Further, as an example, we use the well-kown flexible Weibull distribution as baseline. In addition, compounding the odd log-logistic-G family (see Gleaton and Lynch (2006), da Cruz et al. (2016), Braga et al. (2016) and Cordeiro et al. (2017)) with geometric random variable, we proposed the other family. Here, we use the Weibull distribution as baseline. For the two proposed families, we investigate the shapes of the density and hazard rate functions. Further, we derive explicit expressions for some of its mathematical quantities. Simulations are performed in order to verify the asymptotic properties of the parameters. The usefulness of the proposed models is illustrated by means of real data sets.

Departamento de Estatística

geral@de.ufpe.br