Workshop na UFPE apresenta potencial do projeto Sirius para a ciência nordestina

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) sedia até hoje (31) o I Workshop Sirius para a Ciência do Nordeste iniciado ontem (30). O evento ocorre de forma presencial no Auditório Ricardo de Carvalho Ferreira, do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN), no Campus Recife. Localizado na cidade de Campinas, no interior do estado de São Paulo, o Sirius é o maior projeto científico em andamento no Brasil. “Esta é talvez a maior empreitada científico-tecnológica do Brasil. Ter no país um laboratório que está entre os melhores do mundo aberto para a comunidade faz com que seja importante a gente abraçar essa ideia e usá-la de maneira a fazer ciência audaciosa e de alto impacto”, disse o pró-reitor de Pesquisa e Inovação da UFPE, Pedro Carelli.

O Sirius é a maior e mais complexa infraestrutura científica já construída no País, sendo utilizado na investigação de diferentes desafios científicos e tecnológicos, como o desenvolvimento de novos medicamentos e tratamentos para doenças, entre outras aplicações. Ao longo desses dois dias de workshop, os participantes estão conhecendo as potencialidades das diferentes estações de pesquisa do Sirius, designadas como linhas de luz, bem como alguns dos projetos de pesquisa desenvolvidos por pesquisadores do Nordeste que utilizam a infraestrutura do Sirius.

Foto: Gabriela Albuquerque

Harry Westfahl Jr. explanou sobre o uso do Sirius pelos pesquisadores de todo o país

“A ideia do evento é justamente dar mais oportunidade para a comunidade científica discutir com as pessoas que estão à frente do Sirius as possibilidade de fazer pesquisa lá”, afirmou Pedro Carelli. “Este evento é uma abertura para vocês entrarem em contato conosco, entenderem os potenciais e começarem a explorar o Sirius em suas pesquisas”, completou Harry Westfahl Jr., diretor do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) desde 2020.

Docentes e pesquisadores participam do evento no auditório do CCEN

A mesa de abertura do I Workshop Sirius para a Ciência do Nordeste contou ainda com a presença de Helen Jamil Khoury, professora da UFPE e diretora científica da Fundação de Amparo a Ciência e Tecnologia de PE (Facepe); de Joaquim Martins, diretor de Pesquisa da Universidade; e Giovanna Machado, professora colaboradora da UFPE e diretora do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene). O evento tem organização da UFPE, em parceria com o Cetene e o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), organização social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O apoio é da Facepe. O evento foi registrado em vídeo, que será disponibilizado no canal da UFPE no YouTube.

Data da última modificação: 31/08/2023, 13:35