Voltar

UFPE homenageia servidores aposentados e que receberam elogios pela Ouvidoria da UFPE e do HC/Ebserh

Após a homenagem, houve apresentações musicais de servidores e sorteio de kits de presentes

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) promoveu, na sexta-feira (6), uma tarde de homenagens aos 386 servidores que se aposentaram nos últimos três anos, e aos que foram elogiados através da Ouvidoria da Universidade e do Hospital das Clínicas (HC) da UFPE – unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) – pela plataforma do Fala.Br. O evento foi realizado na Concha Acústica Paulo Freire e contou com a participação do reitor Alfredo Gomes; da pró-reitora de Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida, Brunna Carvalho; da diretora de Qualidade de Vida, Germana Rodrigues; da ouvidora-geral da UFPE, Geyza D’Ávila; e da ouvidora do HC, Gabriella Farias.

Fotos: Rayman Phelipe

Servidores aposentados recebem homenagens pelos anos de serviço prestados

Para o reitor Alfredo Gomes, foi um momento importante de reconhecimento às pessoas que dedicaram tanto de suas vidas à Universidade. “É com muita alegria poder reunir os servidores aposentados e não aposentados para podermos celebrar a vida. Termos mais de 380 servidores que se aposentaram é uma perda para a Universidade, são pessoas que fazem falta diariamente. Por isso, queríamos fazer um evento para trazer vocês de volta de alguma forma e agradecer a todos”, afirmou.

Reitor Alfredo Gomes parabenizou os aposentados pela dedicação ao trabalho 

O servidor técnico-administrativo aposentado Aldemir Sebastião dos Santos, que trabalhou por 55 anos na UFPE, recebeu homenagem em nome de todos os técnicos aposentados da ocasião, e a professora Simone Gonçalves, do Departamento de Química Fundamental, aposentada após 42 anos dedicados à docência, foi homenageada em nome de todos os docentes aposentados. Após as homenagens, o restante da tarde foi de diversão, com o projeto Musicar abrindo o Festival de Talentos, que seguiu com apresentações musicais de servidores da UFPE e sorteio de kits de presentes gentilmente cedidos por parceiros do evento.

Projeto Musicar abriu o Festival de Talentos após as homenagens

“É um momento de muita emoção esse encontro. Hoje temos aqui pessoas que se aposentaram em 2020, 2021 e 2022. Também estamos homenageando os servidores que receberam elogios através da Ouvidoria da UFPE e do HC, pelo Fala.BR”, explicou a pró-reitora Brunna Carvalho. “Esse evento foi feito com muito carinho para o que temos de melhor: que são os nossos servidores”, complementou a diretora de Qualidade de Vida, Germana Rodrigues.

Foto: David Sales

Servidores do HC que receberam elogios também estiveram no evento

“É com muita satisfação que estamos aqui representando a Ouvidoria, este que não é um local só para reclamações. Também é para elogios e solicitações. E recebemos vários elogios pelo serviço prestado por muitos de nossos servidores”, afirmou Geyza D’Ávila, ouvidora-geral da UFPE. “A Ouvidoria do HC é muito movimentada. E lá, há alguns anos, temos desenvolvido uma campanha de incentivo ao elogio que tem dado muito certo”, disse Gabriella Farias.

HOMENAGENS - “Todos os técnicos que estão aqui sendo homenageados têm um papel muito importante, e não podem ser esquecidos. Não é porque estamos aposentados que devemos ser deixados de lado. A Universidade existe, porque os técnicos existem, inclusive o pessoal da limpeza e da segurança. Nós somos técnicos administrativos e existimos”, disse o técnico administrativo aposentado, Aldemir Sebastião dos Santos, ao receber a homenagem.

Hoje com 75 anos de idade, Aldemir se aposentou em 2022, e entrou na UFPE quando tinha apenas 17 anos em 1965, como auxiliar de serviços gerais do antigo Instituto do Homem. Quando teve a ascensão funcional, um ano depois, ele passou a ser agente administrativo, hoje técnico administrativo em Educação (TAE), e passou a trabalhar como arquivista da Faculdade de Direito do Recife (FDR)/Centro de Ciências Jurídicas (CCJ). Após a aposentadoria, continuou a trabalhar como voluntário, por quase um ano, na biblioteca do próprio CCJ.

Técnico Aldemir dos Santos e docente Simone Gonçalves representaram os demais aposentados 

A professora Simone Gonçalves, que atuou no Departamento de Química Fundamental (DQF), do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN), entrou por concurso na UFPE em 1981, e lecionou no DQF por 42 anos, tendo sido, inclusive, uma das suas fundadoras em 1982. E continua trabalhando no Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQuímica), como orientadora de três doutorandos e um mestrando, na área de Síntese Orgânica e Complexos de Lantanídeos. “Nem sabia que já era tão antiga assim aqui na UFPE. Me sinto tão jovem (risos)”, disse a professora Simone, ladeada por seu marido, o também professor de Química da UFPE Alfredo Mayall Simas, e alunos.

“Gostaria de expressar minha imensa gratidão a todos os presentes por compartilharem este momento especial. Agradeço aos colegas professores que, ao longo de suas carreiras contribuíram para o desenvolvimento desta Universidade, ao inspirar, descobrir e amar o aprendizado, deixando um legado de conhecimento e sabedoria. Fomos abençoados por ter a oportunidade de tocar as vidas de tantos alunos, de vê-los crescer intelectualmente e de acompanhar suas conquistas ao longo dos anos. Às vezes, no dia a dia, pode parecer que o trabalho de um professor passa despercebido, mas hoje é uma prova de que cada aula dada, cada orientação de pesquisa, cada momento de aconselhamento foram significativos e deixaram um impacto duradouro. A aposentadoria pode marcar o fim de uma fase de nossas vidas, mas não marca o fim de nossa dedicação ao conhecimento”, disse ela.

Para a jornalista e técnica aposentada da Assessoria de Comunicação (Ascom) da UFPE, Sueli Márcia Barbosa, esse momento foi uma retribuição da Universidade para os aposentados. “Fico muito feliz com a homenagem. Hoje é como se a Universidade estivesse olhando pra você que está se aposentando e dizendo: ‘Obrigada por essa contribuição que você deu’. Que, no meu caso, são quase 38 anos de casa, é quase uma vida inteira”, destacou.

Data da última modificação: 11/10/2023, 16:05