Voltar

UFPE aprova títulos de Doutor Honoris Causa para Newton Kara José e Edgar Morin e de Professor Emérito para José Roberto Rios Leite

Aprovação aconteceu em reunião do Conselho Universitário (Consuni) realizada na tarde de hoje (17)

Em reunião realizada na tarde de hoje (17), o Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) aprovou três propostas de concessão de títulos honoríficos. Serão os novos doutores honoris causa da UFPE o professor e médico oftalmologista Newton Kara José, que foi colaborador permanente dos projetos de Prevenção da Cegueira da UFPE há mais de 30 anos, e o professor e pensador Edgar Morin. Já o docente José Roberto Rios Leite, aposentado depois de atuar por mais de 43 anos na UFPE, no Departamento de Física, vai receber o título de Professor Emérito.

A proposta para o título do professor Newton Kara José partiu do Conselho Departamental do Centro de Ciências Médicas (CCS), que destacou a carreira e valores pessoais do homenageado. A proposta do título de Edgar Morin foi apresentada pela Diretoria do Centro Acadêmico do Agreste (CAA), pela Diretoria do Centro de Artes e Comunicação (CAC) e Departamento de Ciências Geográficas e encaminhada pelo Centro de Estudos Avançados (CEA) da UFPE. A indicação do professor José Roberto Leite partiu da Diretoria do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN). Os encaminhamentos foram analisados pela comissão especial do Consuni, composta pelos professores Maria Eduarda Larrazábal, Maria da Conceição Lafayette e Moacyr Araújo. Saiba mais sobre cada um dos homenageados abaixo.

NEWTON KARA – O professor Newton Kara José é médico, tendo concluído seu curso pela UFRJ em 1964, realizado a sua residência de Oftalmologia junto à Universidade de São Paulo (USP), vindo a concluir em 1967. Em seguida, participou de cooperações técnicas em Montréal (Canadá) e como professor visitante na Harvard University (USA). Obteve seu título de doutor em 1973 pela USP, chegando a professor titular em 1976 junto à FCM Unicamp. Considerado no meio médico como figura do maior destaque da Oftalmologia nacional do nosso tempo, agrega título de Professor Titular e Emérito da Universidade do Estado de São Paulo – USP, Professor Titular e Emérito da Unicamp SP. Possui na UFPE mais de 200 ex-alunos, entre especialistas, mestres, doutores e pós-doutores.

EDGAR MORIN – No Brasil, os primeiros convites a Edgar Morin iniciam-se na década de 1970, a partir do convite da Universidade Candido Mendes, seguidos, posteriormente, por outros centros de estudo e universidades. Desde então, passam a surgir grupos de pesquisa, dissertações, teses, publicação de artigos científicos, atestando entre nós e em vários outros centros de estudo, que se formaram e continuam se formando em volta do seu nome, a influência do seu nome mundo afora e, em particular, no mundo mediterrâneo, na América Latina, na China, Coreia e Japão. São incontáveis os grupos de pesquisa, dissertações, teses, artigos científicos que têm em Morin um esteio e uma orientação. Nos repositórios de Teses e Dissertações existem pesquisas em Pedagogia, Educação, Sociologia, Artes, Religião, Neurociência, Biologia, Psicologia, Economia, Física Quântica, revelando a riqueza e a pluralidade do pensamento do autor. Seu currículo registra a outorga de mais de 30 títulos de Doutor Honoris Causa concedidos por Universidades de vários continentes.

JOSÉ ROBERTO RIOS LEITE – Aposentado em 30 de abril de 2021, após mais de 43 anos de serviço na UFPE, o professor Rios Leite foi coordenador do curso de graduação em Física, do Programa de Pós-Graduação em Física e do Setor Financeiro – Projeto Institucional Finep. Graduado em Engenharia em 1968 pela UFPE; mestre em Física pela PUC-Rio, em 1973; e doutor pelo Massachusetts Institute of Technology-MIT-USA, em 1977 foi ainda, professor/pesquisador visitante na Universidade de Berkeley, Califórnia, em 1982; na Université Paris Nord - França, em 1989; e no Institut Non Linéaire de Nice – INLN – França, em 2000. Lecionou todas as disciplinas obrigatórias do PPG em Física e nesse programa orientou um total de 16 mestres e nove doutores. Em termos de produção acadêmica, é coautor em mais de 70 artigos científicos publicados em revistas indexadas de alto impacto. Sua produção recebeu mais de 1600 citações, de acordo com o Web of Science-ISI. Juntamente com o professor Cid de Araújo, foi responsável pela criação do grupo de Óptica do Departamento de Física. O professor Rios Leite integrou o grupo original de cinco engenheiros que vislumbrou, implementou e consolidou o núcleo de pesquisa que deu origem ao Departamento de Física da Universidade Federal de Pernambuco. O reconhecimento nacional e internacional do professor Rios Leite pode ser comprovado pela inserção internacional do Departamento de Física, bem como pelo contato estabelecido com o professor Claude Cohen Tannoudji (Prêmio Nobel de Física 1997), através de missões e visitas científicas que resultou ao professor Cohen-Tannoudji na outorga do título de Professor Honoris Causa pela UFPE, em 1999.

Data da última modificação: 20/12/2021, 14:41