- UFPE/
- Institucional/
- Campi / Centros Acadêmicos/
- Campus Recife/
- Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN)/
- Notícias CCEN/
- Seis cursos de graduação da UFPE obtêm Conceito de Curso máximo (5) do MEC
Seis cursos de graduação da UFPE obtêm Conceito de Curso máximo (5) do MEC
Os cursos avaliados foram Química Industrial; Letras - Francês; Letras - bacharelado; Filosofia - bacharelado; Pedagogia - licenciatura; e Química - licenciatura, todos do Campus Recife

Seis graduações da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) receberam o Conceito de Curso (CC) 5, gerado a partir da avaliação para Renovação de Reconhecimento de Curso realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) do Ministério da Educação (MEC). Os cursos com nota máxima, vinculados ao Campus Recife, são Química Industrial; Letras - Francês; Letras - bacharelado; Filosofia - bacharelado; Pedagogia - licenciatura; e Química - licenciatura. Os resultados foram divulgados, este mês, após avaliação externa in loco realizada pelo Inep/MEC.
“A avaliação do curso com conceito 5 (máximo) é um indicativo de excelência do curso, bem como é um importante reconhecimento do esforço coletivo de toda a comunidade acadêmica envolvida. Reflete ainda o comprometimento institucional em oferecer um ensino que atenda às expectativas do mercado de trabalho e da sociedade em geral, garantindo que nossos estudantes estejam bem preparados para os desafios profissionais”, afirmou o procurador educacional institucional (PI) da UFPE, Diego Dantas, que também é diretor de Avaliação Institucional da Universidade.
O processo de avaliação do Inep/MEC tem diversas etapas, incluindo avaliação externa in loco do curso de graduação - para os seis cursos, essa avaliação foi feita virtualmente, com reuniões e visitas on-line aos espaços universitários, no final de setembro e início de outubro, a depender do curso. Três dimensões centrais são consideradas: Organização Didático-Pedagógica; Corpo Docente e Tutorial; e Infraestrutura. Esses indicadores são analisados por uma comissão composta por dois avaliadores (sendo uma comissão para cada curso), designada pelo Inep/MEC, avaliando em que medida o curso atende às diretrizes e às metas educacionais nacionais.
“Para alcançar a nota 5, o curso precisa demonstrar excelência em todas as dimensões avaliadas, com uma organização pedagógica inovadora e coerente, um corpo docente altamente qualificado, com titulação e experiência adequadas, e uma infraestrutura que suporte plenamente o desenvolvimento das atividades acadêmicas”, explicou Dantas. Também são observadas evidências de ações de melhoria contínua do curso, integração com as políticas institucionais e perfil de egresso adequado ao mercado de trabalho. “O objetivo final dos processos avaliativos é contribuir para a melhoria contínua de nossas formações e o aprimoramento das nossas práticas acadêmicas”, concluiu.
CONCEITOS ANTERIORES - Dos seis cursos da UFPE avaliados agora com o CC nota 5, dois já tinham essa nota: Química Industrial e Pedagogia - licenciatura. Letras - Francês e Letras - bacharelado possuíam nota 4. Já Filosofia - bacharelado e Química - licenciatura possuíam anteriormente apenas o Conceito Preliminar de Curso (CPC), e suas notas eram 3 e 4, respectivamente. Todas as graduações já tinham o reconhecimento do MEC.