- UFPE/
- Institucional/
- Campi / Centros Acadêmicos/
- Campus Recife/
- Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN)/
- Notícias CCEN/
- Programa de Pós-Graduação em Estatística promove seminários nesta quarta-feira (25)
Programa de Pós-Graduação em Estatística promove seminários nesta quarta-feira (25)
As palestras acontecem no Auditório Professor Ricardo de Carvalho Ferreira, no CCEN
O Programa de Pós-Graduação em Estatística debate em seminário o tema “Cadastros duplos e aplicações em Agropecuária”, nesta quarta-feira (25), no Auditório Prof. Ricardo de Carvalho Ferreira, no Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN), na UFPE, no horário das 16h às 18h.
Com o objetivo de esclarecer o conceito de cadastro duplo e suas abordagens discutidas numa perspectiva histórica, do ponto de vista de aplicações agropecuárias, o seminário será ministrado pelo professor Cristiano Ferraz, do Departamento de Estatística da UFPE.
Cristiano Ferraz é PhD em Estatística pela Iowa State University, especialista em planejamento estatístico de amostras, com experiência no planejamento de amostras complexas nacionais (Fundação João Pinheiro) e internacionais (UNDP-IPC/IG-United Nations Development Program - International Policy Centre for Inclusive Grow), integrante do Comitê de Assessoramento Científico da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e um dos fundadores e líder do grupo de pesquisa Cast (Computational Agricultural Statistics Laboratory). Além disso, atua como professor do Departamento de Estatística da UFPE e como membro do colegiado da Pós-Graduação em Estatística da Universidade.
Os planos amostrais probabilísticos de cadastros duplos – levantamento amostral onde dois cadastros são utilizados com o propósito de fornecer maior cobertura e identificar elementos de uma única população-alvo – tem grande potencial de aplicação nas pesquisas agropecuárias, sendo recomendados em diversos relatórios da FAO.
O Laboratório Cast da UFPE têm desenvolvido estudos teóricos e aplicados para investigar a eficiência e o custo-benefício de planos amostrais de cadastro duplo, assistidos por imagens de satélites e técnicas de sensoriamento remoto, servindo de base para o melhoramento de pesquisas agropecuárias em diversos países.