Professora da UFPE é uma das nove contempladas pelo Instituto Serrapilheira para projetos de podcast

Janaína Versiani, do DQF, vai desenvolver o projeto “Torpor”, para fortalecer o debate sobre a ameaça dos opioides no Brasil

A professora Janaína Versiani, do Departamento de Química Fundamental da UFPE, foi uma das contempladas entre os nove projetos de podcast, do Brasil inteiro, que contarão com o apoio do Instituto Serrapilheira. Com o título “Torpor”, a série de seis episódios busca fortalecer o debate sobre a ameaça dos opioides no Brasil.

Além de “Torpor”, foram escolhidos outros oito podcasts, de São Paulo, Bahia e Ceará. Os representantes dos projetos selecionados vão participar de um treinamento, conduzido por Bia Guimarães e Sarah Azoubel, do Laboratório 37, e receber até R$ 50 mil para tirar suas ideias do papel.

Janaína é farmacêutica pela Universidade Federal do Ceará (2001), mestre em Ciências Farmacêuticas pela UFPE (2004) e doutora em Química (área de concentração: síntese orgânica) pela UFPE (2008). Fez estagio doutoral (doutorado sanduíche) na Université Claude Bernard Lyon I (2006). Tem experiência na área de síntese orgânica de moléculas candidatas a fármacos e em sistemas de entrega de fármacos baseados em resinas fotopolimerizáveis.

“Este foi um tema que sempre me interessou. E o podcast tenta antecipar de forma consistente o debate sobre a epidemia dos opioides. Não queremos esperar a onda bater no Brasil para alertar a sociedade e as autoridades”, alerta Janaína. Outro fator que distingue este projeto de outros, segundo a docente, é o objetivo de falar o mais abertamente possível sobre drogas, sem tabus. “Entendemos que a guerra às drogas como a conhecemos é ineficaz e retroalimenta uma espiral infinita de violência. Acreditamos na informação como peça-chave para evitar o primeiro uso e na redução de danos como uma possibilidade de lidar com a dependência”, destaca.

O treinamento começará de forma remota, nos próximos dois meses, com uma etapa presencial em outubro, mentorias contínuas e apresentação do roteiro final dos projetos em novembro.

Data da última modificação: 31/08/2023, 14:02