Pós-Graduação em Química promove webcolóquio sobre fascismo na ciência e na cultura nesta quarta-feira (16)

O evento será realizado via Microsoft Teams, a partir das 15h

O Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ), vinculado ao Departamento de Química Fundamental (DQF) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), promove um webcolóquio nesta quarta-feira (16). O evento, de título “Fascismo na ciência e na cultura – do dogma à supremacia ou vice-versa", será apresentado pelo professor José Policarpo Júnior, do Departamento de Fundamentos Sócio-Filosóficos da Educação da UFPE. O colóquio acontecerá às 15h, via Microsoft Teams.

José Policarpo Júnior é professor titular da Universidade Federal de Pernambuco, lotado no Departamento de Fundamentos Sócio-Filosóficos da Educação. É licenciado em História (1990) e mestre em Educação (1994) pela Universidade Federal de Pernambuco, e doutor em História e Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001). Foi pesquisador visitante do Centro de Pesquisas em Prevenção da Universidade do Estado da Pennsylvania (PENN-State) - EUA, em 2007. Atua na área de Educação, com ênfase no tema da Formação Humana, em seus aspectos teóricos, práticos e vivenciais.

Resumo

Compreensão do fascismo como uma estratégia de dominação de massas de amplo espectro que atravessa contextos, práticas, sistemas e instituições no sentido de tornar homogêneos os seus fins sob a hegemonia de um líder, partido ou doutrina. Análise específica da recepção e reverberação de estratégias potencialmente fascistas ontem e hoje nos campos da ciência e cultura. Apresentação de alguns princípios para a formação pessoal antifascista e partilha do mundo comum.

Data da última modificação: 14/06/2021, 15:59