Pós-Graduação em Química promove colóquio sobre complexos de lantanídeos

O encontro será realizado no dia 11, das 15h às 17h, no Auditório Benício de Barros

O Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQuímica) da UFPE promoverá um colóquio intitulado “Derramando luz sobre a vasta multiplicidade estrutural dos complexos de Lantanídeos”. O encontro será realizado na próxima quarta-feira (11), das 15h às 17h, no Auditório Benício de Barros, situado no Departamento de Química Fundamental (DQF) da UFPE.  O tema será abordado pelo professor Alfredo Simas

O convidado é bacharel em Química e Química Industrial pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Possui mestrado e doutorado em Química pela Universidade Estadual de Campinas e pela Queen's University, respectivamente. Atualmente está aposentado como professor titular da Universidade Federal de Pernambuco. É membro efetivo da Academia Pernambucana de Ciências. Seus trabalhos concentram-se em Química, com ênfase em Química Teórica, atuando principalmente em química quântica computacional e arquitetura molecular, no projeto de moléculas para uso em óptica não-linear e, mais notadamente, na aplicação e no desenvolvimento de modelos semiempíricos, como o Sparkle para o cálculo de complexos de lantanídeos.

Além disso, o palestrante Alfredo Simas, a partir de sua descoberta da complexidade da estereoisomeria e quiralidade em complexos metálicos de alto número de coordenação, criou com seu grupo de pesquisas um algoritmo específico para a montagem das geometrias de partida destes compostos com controle estereoquímico.

Resumo

O estudo dos complexos de lantanídeos apresenta desafios significativos normalmente negligenciados no que diz respeito à identificação e compreensão de sua estereoquímica. É muito comum pressupor que qualquer configuração geométrica, seja ela obtida por meio de análises cristalográficas ou elaborada manualmente, seja adequada para servir como ponto de partida em cálculos de química computacional ou na interpretação de dados relacionados à luminescência. No entanto, essa presunção pode levar a grandes equívocos, pois descobriu-se que complexos de lantanídeos com idêntica fórmula molecular podem manifestar-se em distintas, variadas e inúmeras configurações estereoisoméricas. Além disso, a quiralidade de coordenação, mais frequentemente presente em complexos de lantanídeos do que se supunha, é uma propriedade praticamente invisível. Consequentemente, a quiralidade de coordenação dissimula-se insidiosamente dentro da fórmula molecular, por trás de um manto de invisibilidade, tanto em âmbito experimental quanto cognitivo. Não estar atento a todas essas facetas da complexidade estereoquímica pode prejudicar a consistência, interpretação e a previsão de resultados experimentais com dificuldades para o design de novos complexos. A estereoquímica desempenha, portanto, um papel central na compreensão de toda a fenomenologia inerente aos complexos de lantanídeos, incluindo sua interação com a luz.

Data da última modificação: 09/10/2023, 16:38