Encontro na UFPE reúne membros da cadeia produtiva de ostras e mariscos de Pernambuco

Reunião ocorreu na última sexta-feira (18), no Auditório Professor Ricardo de Carvalho Ferreira, do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN)

Representantes de comunidades de pescadores e marisqueiras dos municípios de Itamaracá, Itapissuma e Igarassu estiveram reunidos na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) para tratar do fortalecimento de parcerias com o Ministério da Pesca e Aquicultura destinadas ao desenvolvimento da cadeia produtiva de ostras e mariscos no estado. O encontro ocorreu na última sexta-feira (18), no Auditório Professor Ricardo de Carvalho Ferreira, do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN), e contou com a participação do ministro André de Paula e do vice-reitor Moacyr Araújo.

Fotos: Gabriela Albuquerque

Ministro da Pesca, ao lado do vice-reitor e da professora Cláudia Lima

“Nós precisamos dar as mãos para avançar, pois nossas limitações ficam menores quando a gente estabelece parcerias. No caso específico dessa reunião, estamos tratando de três municípios que me são muito caros e que, juntos, são responsáveis pela produção de 95% das ostras e mariscos de nosso estado”, disse o ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula. “Todas as iniciativas devem focar nas pessoas. É para isso que estamos trabalhando também aqui na UFPE. Isso é fundamental, porque a mudança na vida das pessoas é o que importa. Vocês podem contar conosco do lado de vocês, segurando a mão e aprendendo, porque a academia também aprende com vocês”, afirmou o vice-reitor Moacyr Araújo.

Marisqueiras e pescadores participaram do evento

O trabalho junto às comunidades pesqueiras e marisqueiras do litoral norte pernambucano está sendo feito a partir das ações desenvolvidas pelo projeto Qualimaris, intitulado “Qualidade da pesca de mariscos e ostras na RMR/PE - Núcleo Norte”. A iniciativa, do Instituto Tecnológico das Cadeias Biossustentáveis (ITCBio), é desenvolvida em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). O projeto tem coordenação de Cláudia Lima, professora da UFPE e presidente do ITCBio.

“A parceria entre as universidades federais de Pernambuco é que vai conseguir alavancar a cadeia produtiva de mariscos e ostras. Estamos trabalhando com os três municípios, prototipando produtos de alto valor agregado para poder fortalecer a cadeia produtiva e levar essa realidade para o restante do Brasil, porque sabemos que os pescadores e as pescadoras artesanais, independentemente de onde estejam localizados, têm os mesmos problemas e precisam desse olhar das universidades e institutos de pesquisa”, afirmou a professora Cláudia Lima, vinculada ao Departamento de Biofísica e Radiobiologia.

Encontro serviu para apresentação de projetos e resultados alcançados

Além do ministro da Pesca, do vice-reitor e da presidente do ITCBio, a mesa de autoridades formada para o encontro contou ainda com a presença do deputado estadual Luciano Duque; do prefeito de Itapissuma, José Tenório Bezerra Filho; do vice-prefeito de Itamaracá, George Albuquerque; do coordenador de Pesca de Igarassu, Felipe César; e do superintendente federal da Pesca e Aquicultura no Estado de Pernambuco, Fábio Barros e Silva.

No mesmo dia, antes da reunião ocorrida na UFPE, o ministro da Pesca e Aquicultura participou de visita ao laboratório do Núcleo de Pesquisa em Biotecnologia (Nubiotec), vinculado ao Departamento de Química da UFRPE. O local é parceiro do projeto Qualimaris.

Data da última modificação: 21/08/2023, 16:20