Departamento de Química Fundamental promove colóquio sobre a química da Cannabis Sativa L. e seu potencial terapêutico

O encontro será realizado na próxima quarta-feira (4)

O Departamento de Química Fundamental da Universidade Federal de Pernambuco promoverá colóquio na próxima quarta-feira (4) com o tema “A química da Cannabis Sativa L. e seu potencial terapêutico”, tendo como convidada a professora Larissa Rolim, da Universidade Federal do Vale do São Francisco. O evento faz parte da rodada semestral de colóquios semanais do Programa de Pós-Graduação em Química da UFPE, do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN), e será sediado no Auditório Benício de Barros, às 15h.

A Cannabis sativa L., planta popularmente conhecida como maconha, tem inúmeras atividades biológicas, algumas delas terapêuticas para o tratamento de doenças refratárias a outros tratamentos disponíveis atualmente. Sendo assim, o colóquio tem como objetivo discutir sobre a planta, sua composição química, os diferentes usos com fins medicinais, seu sistema endocanabinoide e sua utilização no Brasil. Além disso, a programação pretende demonstrar como as pesquisas na área podem contribuir no avanço do conhecimento científico da planta auxiliando pacientes, prescritores e poder público nesta temática.

Larissa Rolim é professora do Colegiado de Ciências Farmacêuticas da Univasf e atua em diferentes projetos de pesquisa e de inovação na área de desenvolvimento de métodos analíticos por cromatografia líquida de alta eficiência, calorimetria exploratória diferencial, termogravimetria, espectrometria de massas e espectroscopia de absorção nas regiões de infravermelho e ultravioleta. Ela também coordena o Grupo de Pesquisa em Cannabis Medicinal e atualmente realiza estágio de pós-doutorado no PPGQ da UFPE, com o desenvolvimento de projetos que visam validar o uso terapêutico seguro da Cannabis Sativa L.

Secretaria-Geral do Departamento de Química Fundamental (DQF)

secgdqf@ufpe.br
Secretaria do PPG-Química