Colóquio de Física recebe o professor Arturo Lezama, da Universidad de La Republica

Evento acontece nesta sexta (1º), às 16h, no auditório do Departamento de Física

O Programa de Pós-Graduação em Física da UFPE promove o colóquio “Bell no locality with Gaussian states” (A não localidade de estados gaussianos em Bell, com o professor Arturo Lezama, da Universidad de La Republica, Uruguai. O evento acontece nesta sexta (1º), às 16h, no auditório do Departamento de Física.

A discussão está dividida em duas partes, sendo a primeira dedicada a apresentar uma revisão elementar do conceito de não localidade e desigualdade no conceito de Bell. Já a segunda parte é destinada a demonstrar a não localidade em estados gaussianos e as especificidades que precisam ser observadas para provar a não localidade em tais estados. Na ocasião, o professor palestrante também aponta a recente extensão da família dos observáveis, que podem indicar a não localidade em estados gaussianos e promover o uso de arranjos experimentais conceitualmente simples.

O professor Lezama possui doutorado em Física pela UFPE, doutorado em Physique Atomique et Statistique pela Université Pierre et Marie, pós-doutorado pela Harvard University e pós-doutorado pela University of Oregon. Atualmente é professor titular da Universidad de La República. Tem experiência na área de Física, com fase em Física Atômica,Espectroscopia Laser e Óptica Quântica.

Data da última modificação: 30/08/2023, 15:48