Voltar

Artigo e defesa de tese destacam a área de nanotecnologia na UFPE

Entre os autores do artigo estão Nicole Barrera e Lizeth Guerrero, que concluíram Engenharia em Biotecnologia no Equador e desenvolveram a pesquisa na UFPE

O artigo “Printable nanocomposites of polymers and silver nanoparticles for antibacterial devices produced by DoD technology” foi publicado, este mês, na revista Plos One, classificada pela Capes como Qualis A, tanto em Química e em Ciência de Materiais, quanto em Biotecnologia (A1). O artigo resulta dos trabalhos de conclusão de curso das então estudantes de Engenharia em Biotecnologia da Universidade das Forças Armadas do Equador Nicole Barrera e Lizeth Guerrero, que desenvolveram a pesquisa na UFPE, com início no ano passado. 

As alunas realizaram as atividades no laboratório LandFoton do Departamento de Química Fundamental (DQF) do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) da UFPE, Campus Recife, sob a coordenação do professor Petrus Santa Cruz, em conjunto com o Cencinat, Centro de Nanociência e Nanotecnologia do Equador, com o professor Alexis Debut. O trabalho também contou com a colaboração da professora Norma Gusmão, que atualmente orienta o mestrado de Nicole no Programa de Pós-Graduação em Biologia de Fungos do Centro de Biociências (CB) da UFPE, Campus Recife. O artigo publicado na Plos One alia nanotecnologia com “Printrônica”, nova linha de pesquisas do laboratório do DQF. 

O grupo coordenado pelo professor Petrus Santa Cruz vem recebendo estudantes estrangeiros principalmente em projetos de pós-graduação em nanociência e nanotecnologia, há cerca de 15 anos. Uma das alunas recepcionadas, inclusive, fará defesa de tese de doutorado, amanhã (31), às 9h, no Auditório Professor Benício de Barros Neto, no DQF/UFPE.

Trata-se da pós-graduanda Lizeth Carolina Mojica Sánchez, segunda colombiana orientada no grupo. O título da tese é “Desenvolvimento de dispositivo híbrido para monitoramento ambiental usando reconhecimento de molécula-alvo em polímeros molecularmente impressos com marcador fotônico nanoestruturado”. Ela é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciência de Materiais da UFPE, com orientação do professor Petrus Santa Cruz. Carolina fez o mestrado no Programa de Pós-Graduação em Química da UFPE, com bolsa da Facepe, também sob a orientação do professor Petrus Santa Cruz. 

Mais informações
Professor Petrus Santa Cruz

petrus@ufpe.br / petrusmail@gmail.com

Data da última modificação: 30/07/2018, 12:32