Programação Programação

Voltar

Programação de 20 a 24 de novembro - Especial Ver Ouvindo e Mostra Maremoto Urbano

20 de novembro - Especial 8 Ver Ouvindo

Iniciando no Dia da Consciência Negra o VerOuvindo presta uma homenagem ao povo dos quilombos exibindo A Carta de Esperança Garcia.

Sinopse: ESPERANÇA GARCIA foi uma mulher brasileira, negra e escravizada. Em 6 de setembro de 1770, ela escreveu uma carta ao governador da Capitania denunciando a violência e maus-tratos sofridos por ela, sua família e demais escravizados. Descoberta no Arquivo Público do Piauí em 1979 pelo antropólogo Luiz Mott, esta carta se tornou um símbolo da resistência nos movimentos negros. Dividido em quatro partes, o documentário estrutura imagens que pensam a realidade atual – nos quilombos e nas cidades – propondo, com isso, uma dupla codificação (existencial e política) relativa à luta por direitos civis. Tendo uma artista do porte de Zezé Motta como eixo organizador, estabelece também uma conversa-debate com outras cinco mulheres negras sobre esta carta e sua atualização para os dias de hoje. Em 2017, Esperança Garcia foi considerada pela OAB estadual a primeira advogada do Piauí e, em 2022, reconhecida pelo Conselho Pleno da OAB/Nacional como a primeira advogada do Brasil.

21 a 24 de novembro -  Mostra Maremoto Urbano

É com imensa alegria que anunciamos a programação do "Maremoto Urbano: Um Ensaio Sobre a Periferia", o primeiro festival periférico da Universidade Federal de Pernambuco.

Este evento é inteiramente produzido pela Gestão Almery Steves, também conhecida como @Dacine, em colaboração com os talentosos estudantes do curso de Cinema e Audiovisual. A relevância desse foco temático em um ambiente acadêmico não pode ser subestimada, considerando especialmente os desafios recentes enfrentados dentro da universidade. Além disso, os filmes selecionados não apenas abordam as realidades periféricas, mas também evocam uma rica tapeçaria visual de narrativas que emergem dessas diversas perspectivas, capturando a essência das experiências dos indivíduos que habitam seus locais de pertencimento.

Estendemos nossa sincera gratidão a todas as entidades que contribuíram para tornar este projeto uma realidade, incluindo GEPAR, ERER, NLGBT, Cinema da UFPE e o Complexo de Convenções.

Aproveite para convidar todos que você conhece, porque a mostra acontecerá de 21 a 24 de novembro!