Notícias Notícias

Voltar

Pesquisadores publicam artigo sobre uso de mamíferos selvagens na medicina tradicional

Resultados podem ajudar a predizer qual o próximo evento de 'spill over' de doenças virais, quando um vírus que ocorre em mamíferos ‘salta’ para humanos

Pesquisadores da Paraíba e da UFPE publicaram artigo na Mammal Review intitulado “A global analysis of ecological and evolutionary drivers of the use of wild mammals in traditional medicine”, em tradução livre, “Uma análise global dos fatores ecológicos e evolutivos do uso de mamíferos selvagens na medicina tradicional”. Os pesquisadores construíram uma grande base de dados de usos de partes do corpo de mamíferos do mundo todo por povos tradicionais. Os resultados podem ajudar a predizer qual o próximo evento de 'spill over' de doenças virais, ou seja, quando um vírus que ocorre em mamíferos ‘salta’ para os humanos e começa a infectá-los, como ocorreu com o SARS-Cov2. 

A pesquisa foi liderada pelo professor Rômulo Romeu Nóbrega Alves da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e pesquisadores vinculados ao INCT Etnobiologia, Bioprospecção e Conservação da Natureza, incluindo o seu coordenador, o professor Ulysses Paulino de Albuquerque, do Departamento de Botânica da UFPE.

Na pesquisa, não foi encontrada uma relação forte entre grau de ameaça de uma espécie com o número de usos medicinais, mas, ao menos, 155 dessas espécies são ameaçadas e 46 quase ameaçadas. Isso demonstra que a extração de produtos medicinais pode ser uma fonte de ameaça negligenciada. Os usos de animais por culturas tradicionais foram mais comuns na China, Índia e América Latina.

O estudo analisou se espécies mais aparentadas evolutivamente tinham maior chance de serem usadas para tratar a mesma doença e se espécies com mais usos também eram mais ameaçadas, e ainda se atributos de história de vida prediziam a chance de uma espécie ser usada. Foram usados métodos comparativos filogenéticos para testar essas hipóteses e a conclusão a que se chegou foi que espécies mais aparentadas de fato são usadas para tratar as mesmas doenças. Também se constatou que grandes marsupiais que têm uma área de distribuição maior são usados para tratar mais doenças do que os menores. 

Data da última modificação: 10/12/2020, 16:35

Contatos Contatos

Centro de Biociências (CB)
(81) 2126.8840 /2126.8358 Fax: (81) 2126.8350

Localização Localização