Notícias Notícias

Voltar

Estudo de discente de Medicina da UFPE sobre toxina botulínica em glândulas submandibulares ganha prêmio em congresso na Bahia

Richard Rafael Cruz de Andrade cursa o 10° período de Medicina, no Campus Recife

Richard Rafael Cruz de Andrade, aluno do 10° período de Medicina do Campus Recife da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), apresentou no 53º Congresso Brasileiro de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial, que ocorreu de 30 de novembro a 2 de dezembro, em Salvador (BA), o estudo intitulado “Investigação histológica, histométrica e histoquímica de glândulas submandibulares de ratas tratadas com injeção de toxina botulínica tipo A”. O trabalho foi premiado como o melhor trabalho na categoria “Ciências básicas e estudos translacionais”.

A pesquisa, em coautoria da discente Bárbara Catariny Santos Mourelhe, do curso de Odontologia também da Universidade, e sob orientação do professor Jaciel Benedito de Oliveira, do Departamento de Anatomia (dAnat), do Centro de Biociências (CB) da UFPE, foi fruto de atividade de iniciação científica, e foca na análise detalhada das glândulas submandibulares de ratos tratados com toxina botulínica tipo A, de origem chinesa, com tratamento para sialorreia, condição caracterizada por uma produção excessiva ou acúmulo de saliva na cavidade oral. A pesquisa integrou técnicas como histopatologia, histometria e histoquímica para avaliar as alterações induzidas pela toxina nas estruturas glandulares.

Os resultados mostraram que a injeção intraglandular da toxina botulínica – dentro das glândulas salivares – levou a alterações sugestivas de atrofia glandular nas células acinares, sem evidências de alterações histoquímicas significativas que pudessem recomendar a suspensão de seu uso clínico. O estudo destacou que o tratamento com toxina botulínica tipo A (BTXA) é uma opção terapêutica eficaz para condições de hipersalivação, demonstrando a sua segurança e eficiência na redução da produção de saliva.

Para o aluno, o reconhecimento deste trabalho no Congresso Brasileiro de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial ressalta a importância da pesquisa e do desenvolvimento científico na área da Saúde, especialmente no que tange às aplicações clínicas de tratamentos menos invasivos.

Mais informações
Richard Rafael Cruz de Andrade (aluno de Medicina / UFPE)

richard.rafael@ufpe.br

Data da última modificação: 07/12/2023, 16:47

Contatos Contatos

Centro de Biociências (CB)
(81) 2126.8840 /2126.8358 Fax: (81) 2126.8350

Localização Localização