Notícias Notícias

Voltar

Doutorando em Biologia Vegetal publica texto na Revista Science sobre equidade racial na academia brasileira

Carta avalia as ações afirmativas e os programas de assistência estudantil no ensino superior ao longo dos últimos anos

O doutorando Willams Oliveira, do Programa de Pós-Graduação em Biologia Vegetal da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), é um dos autores de um texto publicado na Revista Science, intitulado “Advancing racial equity in Brazil's academia” (em português, “Avançando a equidade racial na academia brasileira”). A publicação, em inglês, conta com acesso aberto para todos os interessados
 
O texto, escrito em formato de carta, avalia as ações afirmativas e os programas de assistência estudantil no Ensino Superior ao longo dos últimos anos. “Se os tomadores de decisão não reavaliarem esse orçamento, os negros e outras minorias provavelmente serão expulsos da academia e o Brasil perderá uma geração de cientistas brilhantes e sub-representados”, afirmam os autores.
 
Os pesquisadores também falam sobre a importância da aprovação no projeto de lei 1.788/21, que dispõe sobre a prorrogação do prazo de vigência da Lei de Cotas. “Como estudiosos negros que viveram a mudança de paradigma em direção à igualdade racial no Ensino Superior no Brasil, expressamos nossa profunda preocupação com o desmantelamento das iniciativas de diversidade no ensino superior”, destacam.
 
SCIENCE – A Revista Science tem estado no centro de importantes descobertas científicas desde a sua fundação em 1880 e seus artigos estão entre os mais citados no mundo. De acordo com seu site, nos últimos 50 anos, a Science publicou todo o genoma humano pela primeira vez, imagens nunca antes vistas da superfície de Marte e os primeiros estudos ligando a aids ao vírus da imunodeficiência humana.
Data da última modificação: 17/05/2022, 17:32

Contatos Contatos

Centro de Biociências (CB)
(81) 2126.8840 /2126.8358 Fax: (81) 2126.8350

Localização Localização