Notícias CAV Notícias CAV

Voltar

Colorismo e afroconveniência é o tema de julho do projeto Racismo e Saúde Mental

O projeto convida para uma reflexão crítica sobre os impactos do racismo na saúde mental da população negra

A série de encontros realizados pelo projeto Racismo e Saúde Mental – Enegrecendo as Ideias ganha mais uma edição neste mês de julho com uma conversa sobre o tema “50 tons de preto – Colorismo e a afroconveniência”. A atividade ocorre no próximo dia 22, às 10h, na sala 15 da Pós-Graduação do Centro Acadêmico de Vitória (CAV) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). As inscrições estão abertas por meio deste formulário. Estudantes, técnicos, docentes e o público externo podem participar.

Desenvolvido pela Coordenação Setorial de Assistência Estudantil (Caest) do CAV, o projeto convida para uma reflexão crítica sobre os impactos do racismo na saúde mental da população negra. A iniciativa proposta pela assistente social Vanuza Ribeiro é realizada em conjunto com demais membros da equipe interdisciplinar da Caest, como a psicóloga Renata Nascimento.

“As rodas têm como objetivo criar um espaço acolhedor de escuta, troca de experiências e fortalecimento da identidade negra, promovendo também práticas antirracistas no cotidiano acadêmico”, explica a equipe, que acrescenta: “A ação faz parte das atividades de promoção da saúde mental e valorização da diversidade étnico-racial na Universidade, alinhada ao compromisso da assistência estudantil com uma formação integral, crítica e antirracista”.

Os temas das duas primeiras edições foram, respectivamente, “Beleza Negra: Autoestima e Identidade” e “Impactos do Racismo na Saúde Mental”. Também estão previstos encontros sobre questões como racismo estrutural e institucional, práticas de cuidado inclusivas e estratégias de resistência cultural. 

Mais informações
Coordenação Setorial de Assistência Estudantil
No Instagram @caestcav

caest.cav@ufpe.br

Data da última modificação: 10/07/2025, 18:41