Destaques do CAV Destaques do CAV

Voltar

Estudantes do CAV irão participar do V Curso de Verão em Imunologia da UFBA

A UFPE se fará presente no V Curso de Verão em Imunologia da UFBA, realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Imunologia dessa instituição – o PPGIm.


Na imagem acima as estudantes Débora Oliveira (esquerda) e Ana Paula Arcoverde Mello (direita)

A UFPE se fará presente no V Curso de Verão em Imunologia da UFBA, realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Imunologia dessa instituição – o PPGIm. O curso tem a coordenação das docentes Prof.ª. Dra. Camila A. Figueiredo e Prof.ª. Dra. Silvia Lima Costa e dos pós-graduandos do programa, coordenados pela doutoranda Camila Souza.  

A 5ª edição ocorrerá de 22 de janeiro a 01 de fevereiro e contou com mais de 350 inscritos, de onde foram selecionados 55 participantes, entre eles, as estudantes Letícia Tavares, estudante de Biomedicina do Campus Recife, e Ana Paula Arcoverde Mello e Débora Oliveira, que cursam o bacharelado em Educação Física do Centro Acadêmico de Vitória.

O curso será dividido em dois momentos: a primeira semana contará com palestras sobre temas atuais e inovadores em Imunologia além de minicursos em Citometria De Fluxo, Atualização em Imunogenética e Imunofarmacologia de Asma e Alergias e Modelos e Métodos de Estudos do Sistema Nervoso Central. A segunda semana do curso será dedicada a atividades de estágio, para os quais foram oferecidas 32 vagas, onde as estudantes Ana Paula e Letícia integrarão o Laboratório de Imunopatologia, sob a coordenação da Prof.ª Dra. Deise Villas Boas.

As estudantes consideram a participação no curso como uma excelente oportunidade para ampliar os conhecimentos na área da Imunologia, uma vez que esse é objeto de estudo das três: Ana é monitora de Imunologia do Exercício, Débora, é bolsista de extensão no projeto que ambas fazem parte (integram o corpo discente do projeto de extensão e pesquisa “Exercício Físico e Chikungunya”, coordenado pelos professores Dra. Ana Lisa do Vale Gomes e Dr. José Cândido Ferraz, no CAV), além disso, Débora é integrante do Grupo de Estudos em Bioinformática do CAV (GeBioinfo), também coordenado pela professora Dra. Ana Lisa Gomes, e aluna de iniciação científica, onde analisa as repercussões do treinamento resistido no tecido adiposo branco de ratos adultos, e Letícia integra um projeto de pesquisa em Imunologia e Leishmaniose no LIKA. O estágio trará aprimoramento e aprendizagem de técnicas que vão contribuir para os projetos de pesquisa dos quais participam: Ana é bolsista BIC-FACEPE, integrante do Laboratório de Controle Cardiorrespiratório e Plasticidade Fenotípica, coordenado pelo Prof. Dr. João Henrique da Costa Silva, e se dedica a estudar os efeitos de dietas hiperlipídicas sobre a fisiologia e histologia de organismos desnutridos; Letícia pretende fazer mestrado na área de Imunologia. A estudante Ana Paula enfatiza que sua participação só foi possível graças, primeiramente, às vivências e à qualidade da formação oferecida pelo Centro Acadêmico de Vitória em todas as suas instâncias e profissionais, e ao apoio financeiro da PROAES, que custeou suas passagens para o evento – para ela, ambas as ações representam a importância dos programas de assistência estudantil e de interiorização como parte do processo de democratização e qualificação do ensino superior no país. Além da UFBA, por realizar o evento gratuitamente, em momento tão delicado para o Ensino Superior e para a Ciência no Brasil. As estudantes esperam retribuir o investimento da população e da universidade, buscando firmar parcerias e compartilhando as experiências e técnicas com colegas e com a comunidade.

Esta será a primeira vez que estudantes de Educação Física participarão de uma edição do curso, juntando-se a estudantes de Biologia, Biomedicina, Biotecnologia, Enfermagem, Farmácia, Medicina Veterinária e Odontologia. Isso é um importante passo para o fortalecimento da Educação Física e da área da Imunologia do Exercício. Nosso centro já apresenta pesquisas na área, a nível de graduação e pós-graduação, e tem no quadro docente professores com estudos de referência, como o Prof.  Dr. José Cândido Ferraz e a Prof.ª Dra. Carol Leandro. A estudante Ana também foi selecionada para o I Curso de Verão em Imunologia da UNICAMP, mas não foi possível contemplar os dois eventos neste ano.

 

 

Data da última modificação: 16/01/2018, 11:51