Destaques do CAV Destaques do CAV

Voltar

CAV/UFPE participa da Oficina de Criação de Residências em Áreas Estratégicas para o SUS, promovida pelo DEGES/SGTES/MS

A Coordenação-Geral de Residências em Saúde do Departamento de Gestão da Educação na Saúde (CGRES/DEGES/SGTES/MS) coordena e fomenta programas, projetos, planos, ações estratégicas e políticas públicas no âmbito da Residência Médica e da Residência em Área Profissional da Saúde (multiprofissional e uniprofissional). Dentre suas ações prioritárias, destaca-se o Programa Nacional de Bolsas para Residências Multiprofissionais e em Área Profissional da Saúde (PRÓ-RESIDÊNCIAS). Com o objetivo de propor uma agenda estratégica para qualificação do cuidado e a garantia de acesso à atenção especializada no Brasil, nas áreas de Saúde Mental, saúde no Campo, Águas e Florestas e Saúde Indígena, ocorreu entre os dias 21 e 22 de maio de 2024, uma oficina para debates e construções de diretrizes para Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) promovida pelo DEGES/SGTES/MS.

Como representante da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o professor do CAV/UFPE, René Duarte Martins, coordenador do Grupo de Pesquisa em Saúde, Relações Étnico-raciais e Desigualdades, foi convidado para compor o debate sobre as residências em saúde indígena, sendo provocado a analisar a viabilidade da UFPE aderir à composição de um PPP de residência em saúde indígena para o Estado de Pernambuco. Na ocasião o Distrito Sanitário  Especial Indígena de Pernambuco (DSEI/PE) foi representado pelo profissional da enfermagem Flávio Laranjeira, Apoiador Técnico em Saúde do DSEI/PE.

A avaliação do docente sobre a oficina enfatiza que a residência em saúde indígena é um tema estratégico para o SUS e contribui para a aprimorar a Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas (2002), com o desafio de realizar o debate sobre a interculturalidade e fortalecer a interação entre a estrutura dos serviços de saúde ofertados nos territórios indígenas e as práticas de cuidado e cura presentes em cada povo. Para tanto a articulação entre saberes de diferentes áreas do conhecimento torna-se fundamental, com a integração entre conhecimentos nos campos da saúde, ciências sociais, epidemiologia, gestão e medicina indígena, como estratégia para a construção de uma proposta a ser construída pela UFPE.

O professor destaca o desafio representado pelos prazos exíguos para a construção da proposta e o aprofundamento dos debates, principalmente com o Distrito Sanitário Especial Indígena de Pernambuco (DSEI/PE), controle social indígena e os possíveis cenários de práticas e povos indígenas envolvidos na proposta, uma vez que o Sistema Nacional de Residências em Saúde – SINAR encerra as inscrições de proposta no dia 15 de junho de 2024.

Abertura da Oficina de Criação de Residências em Áreas Estratégicas para o SUS

Grupo de Trabalho do Projeto Político Pedagógico das Residências em Saúde Indígena

Docentes e Pesquisadores de Instituições Públicas de Ensino, Pesquisa e Extensão do Estado de Pernambuco e servidores do DEGES/SGETES, presentes na Oficina de Criação de Residências em Áreas Estratégicas para o SUS

Data da última modificação: 22/05/2024, 14:28