A ação já registrou, no primeiro lote, 1.969 autoavaliações respondidas e 2.103 avaliações de chefias concluídas
A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), por meio da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida (Progepe), está em andamento com o processo de implantação da Progressão por Mérito referente a 2025. Conduzida pela Diretoria de Desenvolvimento de Pessoas (DDP) e pela Diretoria de Administração de Pessoal (DAP), a ação já registrou, no primeiro lote, 1.969 autoavaliações respondidas, o que corresponde a cerca de 78% do total de 2.496, além de 2.103 avaliações de chefias concluídas, representando aproximadamente 84% do previsto. Esses resultados permitirão a implantação de mais de 1.800 progressões na folha de pagamento, fortalecendo a política de valorização e reconhecimento dos servidores da instituição.
De acordo com a Progepe, o processo deste ano é marcado por um aumento expressivo na complexidade operacional. Em virtude da mudança na estrutura da carreira, o volume de dados a serem tratados representa um crescimento de 900% no trabalho da equipe responsável. Para assegurar a execução no menor prazo possível, a pró-reitoria está remanejando forças de trabalho e priorizando a conclusão das análises e lançamentos.
O cronograma de implantação na folha de pagamento prevê que servidores com interstício completo entre 1º de janeiro e 31 de agosto de 2025 terão a progressão implantada em setembro; aqueles com interstício entre 1º e 30 de setembro, em outubro; entre 1º e 31 de outubro, em novembro; entre 1º e 30 de novembro, em dezembro; e, por fim, entre 1º e 31 de dezembro, em janeiro de 2026.
Quanto ao pagamento de valores retroativos, a Progepe esclarece que, devido à aprovação tardia da Lei Orçamentária Anual (LOA) e ao grande volume de demandas geradas pela mudança de carreira, a equipe de Pagamento de Pessoal atua diante de um cenário de alta demanda. Um calendário específico para os retroativos será divulgado posteriormente.