Destaques Destaques

Voltar

UFPE recebe programação da I Internacional Cartonera

No CAC, alunos do centro e outros estudantes interessados poderão participar da oficina editorial Criação de Selo Universitário, no dia 21 de setembro

O Centro de Artes e Comunicação (CAC) da UFPE, no Campus Recife, sedia a Oficina Editorial “Criação de Selo Universitário – A Implementação Cartonera na Universidade”, ministrada pela professora Idalia Morejón (USP), no dia 21 de setembro, das 8h às 18h. O evento, que integra a I Internacional Cartonera, está com inscrições abertas on-line para os alunos do CAC e demais estudantes interessados, até o dia 25 deste mês.

Os objetivos da oficina são: fundação de selos editoriais cartoneros vinculados à Universidade; emancipar os participantes do curso para a criação de projetos cartoneros; promover a reflexão e o intercâmbio entre os estudantes e pesquisadores da UFPE e os coletivos cartoneros pertencentes ao Estado de Pernambuco; conscientização com respeito ao fazer cartonero e aos processos de edição; incorporação da prática editorial como ferramenta de aprendizagem e emancipação; refletir sobre as estruturas do mercado editorial tradicional e as que tangem o fazer cartonero.

O conteúdo apresenta os temas: Autonomia e emancipação: a autogestão nos espaços públicos de aprendizagem; Prolegômenos da cartonagem: escolha do nome, prospecção catalográfica e as eleições paratextuais e epitextuais na publicação cartonera; Ferramentas de divulgação, difusão e incentivo à leitura: da resenha à realização de eventos literários; e A forma do livro: importância dos materiais e do design gráfico na produção cartonera.

A I Internacional Cartonera será realizada, de 1º a 23 de setembro, no Recife, em Goiana, Lagoa dos Gatos, Garanhuns (cidades de Pernambuco) e São Paulo (em São Paulo). Além de promover os princípios do Movimento Cartonero, o evento apresenta-se como espaço para incentivar o intercâmbio das ideias e do trabalho de quem integra o movimento, além de agregar valores estéticos, éticos, políticos, econômicos e, principalmente, conceituais. 

Incentivado pelo Funcultura, o festival contará com palestras, conversas, oficinas, recital, contação de histórias, workshop, shows, feira e publicação da Antologia Nós Cartonera. A programação pode ser conferida no site do evento. As inscrições para 16 atividades formativas, que acontecem nas cinco cidades-sede, podem ser feitas até o dia 25 deste mês. Duas das atividades têm o objetivo de criar selos editoriais cartoneros. Um na comunidade Quilombola do Cavuco, no Agreste do Estado; outro na UFPE, que será o primeiro selo editorial universitário em Pernambuco. 

A realização da I Internacional Cartonera é da Produtora Nós Pós, e a UFPE é umas das parceiras da iniciativa.

Mais informações
Página da produtor no Facebook
Instagram 

Alexandre Melo (coordenador e curador da I Internacional Cartonera)
producao.alexandremelo@gmail.com

Data da última modificação: 21/08/2018, 15:48