Destaques Destaques

Voltar

UFPE abre seleção para dez vagas remanescentes de graduação em Letras-Libras/Licenciatura

Ocupação é preferencial para candidatos surdos, mas as vagas podem ser ocupadas por candidatos ouvintes caso estejam ociosas

Portadores de certificado de conclusão do Ensino Médio ou curso equivalente que demonstrem competência comunicativa em Libras podem concorrer às vagas ofertadas pelo processo seletivo para a graduação em Letras-Libras/Licenciatura da UFPE. Os interessados devem preencher o formulário de intenção de hoje (10) até quinta-feira (13) no site da UFPE, onde está disponível o aditivo do edital. Há dez vagas remanescentes para ingresso no semestre letivo 2021.2, na modalidade presencial. A ocupação é preferencial para candidatos surdos, mas as vagas podem ser ocupadas por candidatos ouvintes caso estejam ociosas.

A entrega de documentos neste processo seletivo será realizada de forma remota, utilizando ferramentas e plataformas eletrônicas. As atuações das Comissões de Heteroidentificação (para candidatos autodeclarados pretos ou pardos) e das Comissões de Verificação PCD (para candidatos autodeclarados pessoa com deficiência) também ocorrerão remotamente. O envio dos documentos é de responsabilidade exclusiva do candidato, não se responsabilizando a UFPE por problemas de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação ou outros fatores adversos que impossibilitem o acesso ao sistema.

O preenchimento do formulário de intenção para participar da seleção é indispensável para que o candidato receba, na sexta-feira (14), no e-mail informado, sua senha e login para acessar o sistema de inscrição. O sistema de inscrição poderá ser acessado no período de 14 a 18 deste mês, exclusivamente para enviar os documentos digitalizados para análise e conferência. Os documentos devem estar legíveis, sob pena de eliminação do candidato do processo. Para os candidatos que necessitarem de auxílio, haverá um ponto de suporte para inscrição na Reitoria da Universidade. Outra opção é o suporte virtual, em reuniões agendadas pelo Google Meet. Mais detalhes podem ser consultados no edital.

A prova consistirá de avaliação das competências linguísticas em língua portuguesa (redação) e entrevista presencial para avaliação das competências linguísticas em Libras. No primeiro dia de provas, conforme o cronograma do edital, os candidatos farão a redação e, logo após, a comissão organizadora dará início às sessões de entrevista para avaliação das competências linguísticas em Libras dos candidatos por agendamento. As sessões de avaliação das competências linguísticas em Libras agendadas se sucederão durante os dias previstos no cronograma do edital. É de responsabilidade do candidato prestar atenção em relação a local, dia e horário em que sua avaliação acontecerá no site da UFPE. 

Data da última modificação: 12/01/2022, 17:29