Destaques Destaques

Voltar

Projeto Parque Capibaribe é tema de reunião na UFPE

O projeto da prefeitura prevê a revitalização das margens do Rio Capibaribe e sua integração à cidade por meio de espaços públicos

Foto: Passarinho

Reunião serviu para dar conhecimento das ações em andamento

Representantes da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e da Prefeitura do Recife reuniram-se, na manhã de ontem (31), para debater o Projeto Parque Capibaribe, trecho Derby-Fundaj, que repercute em áreas da UFPE no centro da capital pernambucana. O encontro aconteceu no Gabinete do Reitor, no prédio da Reitoria, no Campus Recife. O projeto da prefeitura, já em andamento, prevê a revitalização das margens do Rio Capibaribe e sua integração à cidade por meio de espaços públicos.

A reunião contou com a participação do reitor Anísio Brasileiro, de gestores da Universidade e de uma equipe da Prefeitura do Recife, liderada pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Guilherme Calheiros. Durante o encontro, foi apresentado o projeto Parque Capibaribe pelo secretário executivo de Projetos Especiais da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Recife, Romero Pereira.

O trecho Derby-Fundaj abarca a área onde estão localizados o Memorial da Medicina de Pernambuco, o Pavilhão Luiz Nunes (onde funciona o Instituto de Arquitetos do Brasil em Pernambuco, IAB-PE), ambos pertencentes à UFPE, e a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj). No local, estão sendo feitas intervenções para revitalizar a área para uso público e de lazer, a exemplo da requalificação da Praça Otávio de Freitas, finalizada e inaugurada este ano, em frente ao prédio do Memorial da Medicina de Pernambuco. 

Segundo o secretário Guilherme Calheiros, trata-se de um local importante, de grande circulação de pessoas e sem a presença de mangue na beira do rio, o que permite a interação com as águas do Capibaribe de forma direta. O projeto conta com parceria da UFPE, desde as discussões conceituais até a implementação das ações, como a conexão com o projeto de requalificação a ser realizada pela Universidade no imóvel do Pavilhão Luiz Nunes. “Estamos tentando trabalhar em paralelo para que essas ações ocorram juntas, e a gente reative essa área e entregue para a cidade mais uma área pública de uso às margens do rio para aproveitar ainda mais esse espaço de lazer, que está disponível para a cidade”, afirmou Calheiros.

“Trata-se de nós integrarmos as agendas da Prefeitura do Recife com as agendas da Universidade e de outras instituições, como a Fundaj, com o objetivo de colocar à disposição da população os equipamentos públicos com segurança, dentro de uma visão integrada e ambientalmente sustentável. De tal maneira que o conhecimento que a Universidade gera seja usufruído e compartilhado com os saberes que a sociedade tem”, explicou o reitor Anísio Brasileiro.

PARQUE CAPIBARIBE – Em sua totalidade, o Projeto Parque Capibaribe atingirá 42 bairros recifenses, beneficiando 445 mil pessoas. A ação visa a conectar as áreas urbanas, o Rio Capibaribe e as pessoas por meio de áreas públicas de lazer e de circulação. Uma das ações já realizada é o Jardim do Baobá, que fica na zona norte do Recife.