Destaques Destaques

Voltar

Projeto Hígia PE distribui 5,5 mil protetores faciais para municípios pernambucanos

Equipamentos de proteção individual vão atender cerca de 50 instituições em diversos municípios

O Projeto Hígia doou 5,5 mil protetores faciais voltados para profissionais de saúde para o combate à Covid-19 ao Projeto Hígia PE, coordenado pelo Laboratório Grea3D, vinculado ao Departamento de Expressão Gráfica (DEG) do Centro de Artes e Comunicação (CAC) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Já foram entregues gratuitamente mais de 1,7 mil protetores na semana passada e mais 1,5 mil serão distribuídos hoje (18), atendendo a quase 50 instituições em diversos municípios do estado.

Os equipamentos de proteção individual (EPIs) vêm se somar aos mais de 3 mil que já foram elaborados por meio de impressão 3D e distribuídos, principalmente, na Região Metropolitana do Recife (RMR), por meio do projeto de extensão “A fabricação digital no combate à Covid-19”. De acordo com o professor Sadi Seabra, coordenador do projeto, a doação da entidade nacional foi feita devido à grande demanda pelos EPIs nos hospitais e postos de saúde do interior de Pernambuco.

As máscaras elaboradas em Pernambuco foram feitas por meio de impressão 3D, realizada de acordo com o modelo definido pelo Projeto Hígia; porém, as doações vindas de São Paulo foram elaboradas por injeção de plástico, um método de confecção mais rápido. “As pessoas estão precisando muito dos EPIs nos hospitais, então, a demanda é muito grande”, ressalta o professor. “Nossa meta inicial era de 3 mil escudos, mas acredito que vamos passar de 10 mil entregas”, comemora.

EQUIPE – Participam do projeto o gerente de Tecnologia da Informação da Associação dos Docentes da UFPE (Adufepe), José Barbosa; os técnicos em eletrônica Danilo Lopes e Victor Cardoso, do Departamento de Engenharia Mecânica; o técnico em contabilidade Marcos Pereira, do CAC; os professores do DEG e membros do Grea3D Auta Laurentino, Pedro Aléssio e Letícia Mendes; o professor do Departamento de Design Walter Correia, do Laboratório de Concepção e Análise de Artefatos Inteligentes (Lacai); e a secretária do curso de licenciatura em Expressão Gráfica, Claudia Colaço.

Data da última modificação: 18/05/2020, 16:58