Destaques Destaques

Voltar

Projeto de extensão promove desafio com seleção de contos e poesias para publicação de livro

Além do desafio, o Literatura de Quinta busca expandir a ideia de leitor, autor e leitura na contemporaneidade em ambientes virtuais

Coordenado pelo professor Hélio Pajeú, do Departamento de Ciência da Informação (DCI), do Centro de Artes e Comunicação da UFPE, o Literatura de Quinta é uma iniciativa que visa divulgar e refletir a leitura, a literatura, o desenvolvimento e formação do autor e leitor na contemporaneidade, por meio de ambientes virtuais. O projeto de extensão conta com mediações literárias, desafios, entrevistas com especialistas e projetos, veiculados em seu canal no YouTube. 

Geralmente, quando se imagina um leitor, autor ou a própria leitura, surge na mente a imagem de uma pessoa extremamente concentrada, folheando o seu livro físico, em um local silencioso, beirando uma cena mítica. Observando isso, o Literatura de Quinta tenta expandir esse ideal imaginário ao discutir a formação desses sujeitos na contemporaneidade a partir de quadros como “Tira tua onda”, que propõe um desafio de criação literária para quem escreve literatura e deseja publicar seus textos em forma de vídeos. Também realizará a seleção dos melhores para compor uma coletânea de contos, crônicas e poesias a ser publicada em forma de livro no final do desafio; e ainda tem o “Dica massa”, quadro que visa expor indicações de livros e autores; e o “Sabe que só”, com entrevistas, palestras e oficinas com especialistas na área de leitura, literatura e autoria realizados por meio de lives.

O projeto também conta com os quadros “Prosa de miolo”, que busca trazer autores veteranos para compartilhar suas experiências na área literária; “Quinas de leitura”, para divulgar espaços que estejam voltados para temas literários; e o “Dale balbúrdia”, que tem como objetivo divulgar pesquisas acadêmicas sobre os aspectos relacionados ao projeto. 

Mais informações
Literatura de Quinta

literaturade5a@gmail.com
Facebook 
Instagram
Twitter

Data da última modificação: 25/06/2020, 15:50