Destaques Destaques

Voltar

Professor da UFPE recebe título de Cidadão de Pernambuco nesta quinta-feira (14)

A concessão do título foi proposta pelo deputado Henrique Queiroz Filho

O professor Oussama Naouar, do Departamento de Letras da UFPE, receberá, nesta quinta-feira (14), às 18h, o título de Cidadão de Pernambuco, em reunião solene na Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco. A concessão do título foi proposta pelo deputado Henrique Queiroz Filho. A reunião solene será realizada no Auditório Senador Sérgio Guerra, localizado na Rua da União, s/nº.

Nascido em Lyon, na França, o docente possui graduação em Astronomia e Astrofísica, pela Université Paris-Sud XI Orsay (2000), graduação em Ciências da Educação - Université Lumière Lyon2 (2003), mestrado em Ciências da Educação - Université Lumière Lyon2 - especialidade Filosofia e História das idéias educacionais (2005), doutorado em Educação, Filosofia e História das ideias - Université Lumière Lyon2 (2011) e pós-doutorado em História das Idéias - UFPE (2013).

Durante sua graduação, entre os anos de 2003 e 2004, ele veio a Pernambuco pela primeira vez para estudar intercâmbio na UFPE. Dedicou-se a pesquisar a fundação da República brasileira e suas interações com a França, e a história das ideias pedagógicas e educacionais de Rui Barbosa até Paulo Freire. No decurso do ano de 2010, após finalizar seus estudos na Universidade Lyon 2, ele decide abandonar sua carreira na França para vir se instalar definitivamente em Pernambuco.

Professor da UFPE desde 2012, atualmente, ele é assessor especial do reitor após ter sido pró-reitor de Extensão e Cultura (2019-2022). Também foi coordenador de curso e vice-chefe do Departamento de Letras da Universidade. Ele realiza pesquisas em Literatura e Educação: na encruzilhada da história das ideias educacionais e dos estudos literários. O seu trabalho centra-se sobre a recepção e as viagens das ideias, das representações e dos textos, especialmente sobre a questão das influências envolvidas na construção do imaginário.

Data da última modificação: 12/09/2023, 14:50