Destaques Destaques

Voltar

Proexc promove o Circuito de Oficinas Benfica 2023

Os cursos são gratuitos, mas precisam de inscrição e estão sujeitos à quantidade de vagas

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) da UFPE, por meio da Diretoria de Cultura, promove o Circuito de Oficinas Benfica 2023. O circuito é uma ação do Centro Cultural Benfica que busca trazer, para a comunidade, cursos na área de artes, em especial nesta edição, abordando a arte popular e a arte contemporânea. Em 2023, a programação do circuito, que já aconteceu em outros anos, foi incrementada tanto com a recepção de duas oficinas aprovadas em editais de fomento da prefeitura do Recife, quanto com o apoio para uso do espaço do Departamento de Artes do Centro de Artes e Comunicação (CAC) da Universidade.

Até dezembro, serão oferecidas cinco oficinas, que abordam as artes visuais, o teatro e a cultura popular, todas com carga horária de 20 horas de duração cada. As atividades são gratuitas e com emissão de certificado para os alunos que comparecerem a, no mínimo, 75% da carga horária. As oficinas acontecerão no Centro Cultural Benfica (Rua Benfica, 157 - Madalena) e as inscrições podem ser feitas através do formulário eletrônico disponível aqui.

A mão e a luva: oficina de fabricação e manipulação de fantoche
De 23 a 29/10, das 14h às 17h

O projeto visa produzir uma oficina de confecção e manipulação de teatro de bonecos com uma apresentação ao público em geral no último dia de curso. Será utilizada a técnica do boneco de luva, desde, tipos de manipulação, luva invertida e bonecos de luva com pernas. Ao final da oficina (últimos dois dias), ocorrerá uma apresentação com público no Espaço Fiandeiros com acessibilidade em Libras. A oficina será ministrada por Álcio Soares Lins.

Em sua trajetória já atuou como, ator, diretor, dramaturgo, aderecista, figurinista e marionetista, em diversos espetáculos da cena teatral pernambucana, programas de TV, publicidade e vídeos para o YouTube. Tendo como primeira formação o curso de Psicologia, participou do VI ENP (Encontro Norte-Nordeste de Psicodrama.), onde teve contato com o uso do boneco como objeto intermediário, ministrado pala psicoterapeuta e psicodramatista Fatima Caio, integrante do grupo de teatro de bonecos “Mão Molenga,” no ano de 2003, participando logo após de atividades lúdico/recreativas com os pacientes em atendimento no Cehope (Centro de Hematologia e Oncologia Pediátrica do Recife).

Em 2013, concluiu sua formação em Artes Plásticas pela UFPE, onde teve contato com os professores Marcondes Lima e Isabel Concessa, conhecidos na área de manipulação e produção de bonecos, com quem veio a firmar futuras parcerias em diversos trabalhos. Durante o curso, participou do projeto “Bonecos de Travesseiros”, onde fez apresentações para os pacientes do HC (Hospital das Clínicas) na área de oncologia, hemodiálise, pediatria e UTI, levando a arte da manipulação de bonecos para os pacientes. Atualmente, ministra oficinas, a convite da Universidade, aos alunos do curso de Licenciatura em Teatro, dentro da disciplina de Formas Animadas.

Data da última modificação: 10/10/2023, 17:01