Destaques Destaques

Voltar

Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano e Universidade de Lisboa firmam primeiro acordo de cotutela

Doutoranda Juliana Barreto é orientada por Virgínia Pontual (UFPE) e José Aguiar (ULisboa)

O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e o Doutoramento em Arquitetura da Universidade de Lisboa (ULisboa), em Portugal, formalizaram o seu primeiro termo de acordo de cotutela no último dia 29, com a pesquisa de tese da doutoranda Juliana Barreto e com os orientadores Virgínia Pontual (UFPE), coordenadora do Laboratório de Urbanismo e Patrimônio Cultural (LUP), e José Aguiar (ULisboa), na linha de pesquisa da Conservação e Reabilitação.

Foto: Divulgação

Pesquisa de Juliana tem cotutela com a ULisboa

Juliana explica que sua pesquisa de tese trata sobre a criação de um método para avaliação de projetos arquitetônicos de restauro no casario antigo do sítio histórico de Olinda, que foi registrado como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) desde 1982.

“A motivação da pesquisa foi oriunda da identificação de problemas que envolvem as descaracterizações física e funcional desse acervo cultural, a partir do processo de adensamento construtivo descontrolado. A perda de cobertura vegetal, as transformações nos partidos de planta e as mudanças das cobertas e fachadas são dos danos mais sérios encontrados”, explica a doutoranda.

Ela ressalta que a investigação de caminhos que possam conduzir ao desenvolvimento de projetos arquitetônicos de restauro mais fundamentados com a realidade dos valores culturais atribuídos ao casario e com o seu atual estado de conservação pode proporcionar meios mais consolidados para a preservação. “Essa parceria tem o sentido de proporcionar trocas culturais entre os dois contextos, de modo a fortalecer o processo teórico e experimental da pesquisa”, afirma Juliana.

Data da última modificação: 07/12/2021, 16:09